Notícias

Publicado em Revista, artigo avalia fatores que predispõem lesões por pressão

Atualziado em 9 de abril de 2024

Um dos mais recentes artigos científicos publicados na Revista Saúde Dinâmica apresenta um levantamento importante sobre os fatores que podem predispor a ocorrência de lesões por pressão, um tipo de ferida ou dano na pele ou tecido geralmente em regiões de proeminência óssea após tempo de imobilidade e pressão contínua. O trabalho foi desenvolvido pela acadêmica do Curso de Enfermagem da Dinâmica Milena Anselmo Lopes e orientado pelo professor Fábio Braga Teixeira.

Segundo Milena, seu artigo “Fatores predisponentes para o desenvolvimento de Lesão por Pressão: revisão integrativa” teve o objetivo de discernir os fatores que exercem influência no desenvolvimento das lesões, dada sua natureza em grande parte prevenível e sua importância como indicador de qualidade na assistência de enfermagem.

“Embora a escala de Braden seja mundialmente reconhecida por avaliar cinco fatores de risco para as lesões, o estudo identificou 58 fatores relevantes. Notavelmente, os fatores com maior incidência neste estudo, tempo de internação e idade, não fazem parte da composição original da escala. Essa constatação levanta a hipótese de uma possível necessidade de adaptação, destacando a complexidade e a diversidade dos fatores contribuintes para o desenvolvimento das lesões por pressão”, explica Milena.

Para a acadêmica, a publicação na Revista representa um estímulo para o desenvolvimento de novas pesquisas. “Estou extremamente feliz e aliviada por alcançar essa meta pessoal. O sentimento é de missão cumprida. Agora, estou ainda mais motivada para realizar mais pesquisas e contribuir com evidências científicas para minha área. Já estou trabalhando em um novo projeto e vejo isso como uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e profissional, além de uma construção significativa para o meu currículo”, avaliou.

O trabalho na íntegra está disponível no site da Revista Saúde Dinâmica.

Parabéns, Milena e Professor Fábio, pelo desenvolvimento deste trabalho!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support