Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente – FADIP – Faculdade Dinâmica

Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente

Inscreva-se

Apresentação do Programa

O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA) é um curso de Pós-Graduação Stricto Sensu recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e que possui dentre seus objetivos possibilitar o desenvolvimento de reflexões e pesquisas tanto por parte de profissionais do campo da saúde atuantes no SUS e em outros espaços, quanto por professores, de todos os níveis de ensino e de diferentes áreas de formação, cujas preocupações estejam ligadas às práticas de ensino e transmissão do conhecimento voltadas às Ciências da Saúde ou do Ambiente, entendido não apenas como “meio ambiente natural”, mas também como produto da intervenção humana (ambiente escolar, histórico, político etc.).

O curso possui 20 vagas e tem a duração de dois anos. Por se tratar de um Mestrado Profissional, tem como resultado final uma dissertação de mestrado, que apresenta os resultados da pesquisa realizada pelo aluno, além de um produto educacional, ou seja, uma proposta de aplicação prática do estudo desenvolvido e que pode ser oferecida à sociedade como instrumento de auxílio às práticas de ensino ou resolução de problemas.

O PROCISA se organiza em duas linhas de pesquisa, às quais se ligam seus 13 professores, todos doutores com experiência em diferentes áreas do conhecimento:
1) Conceitos, teorias e métodos de ensino-aprendizagem de ciências da saúde e do ambiente.
2) Políticas públicas integradas e ensino de ciências da saúde e do ambiente.

 

The Professional Master’s Degree in Teaching Health and Environmental Sciences (PROCISA) is a Stricto Sensu Graduate Course recommended by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and which has among its objectives to enable the development of reflections and research both by health professionals working in the SUS and in other spaces, as well as by teachers, from all levels of education and from different areas of training, whose concerns are linked to teaching practices and the transmission of knowledge aimed at the Sciences of the Health or the Environment, understood not only as a “natural environment”, but also as a product of human intervention (school, historical, political environmental, etc.).

The course has 20 vacancies and lasts for two years. As it is a Professional Master’s Degree, the final result is a Master’s dissertation, which presents the results of the research carried out by the student, in addition to an educational product, that is, a proposal for the practical application of the study developed and which can be offered to the student. society as an aid to teaching practices or problem solving.

PROCISA is organized into two lines of research, to which its 13 professors are attached, all of them doctors with experience in different areas of knowledge:
1) Concepts, theories and teaching-learning methods of health and environmental sciences.
2) Integrated public policies and teaching of health and environmental sciences.

O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente tem sua proposta calcada nos pilares da área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES), especialmente no que tange ao seu caráter multidisciplinar, constituindo-se como lócus de encontro, compartilhamento e produção de “conhecimento pedagógico do conteúdo”, em toda sua diversidade epistemológica e metodológica. A proposta se apresenta como possibilidade de diálogo ativo entre diferentes áreas do conhecimento, quer seja das chamadas Ciências da Saúde ou aquelas que lidam diretamente com os polissêmicos ditames do Ambiente, possibilitando a construção de conhecimentos e práticas pedagógicas, nos espaços formais (Escolas e Instituições de Ensino Superior) ou informais (Unidades Básicas de Saúde, ONG’s etc.) de ensino e aprendizagem, que proporcionem não apenas o aperfeiçoamento profissional de seus mestrandos e docentes, mas a apresentação de questões e soluções mais abrangentes e organicamente ligadas às demandas de nossa sociedade.

De um lado, tal proposta objetiva ainda colaborar para o contínuo processo de universalização e aprimoramento da Educação Básica, bem como para a expansão da Educação Superior, cumprindo o estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1997) no que tange a formação e a capacitação de profissionais de ensino, além do desenvolvimento de pesquisas pedagógicas e o desenvolvimento de atividades (de extensão e pesquisa) que aproximem a Academia do chão de Escola. Em outra via, se apresenta como possibilidade de colaborar para o contínuo processo de universalização do acesso à saúde através do aperfeiçoamento dos profissionais da área em atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), tal conforme preconiza a Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988) e na Lei Orgânica da Saúde (BRASIL, 1990).

No que se refere às Ciências da Saúde, como aludido acima, o programa se apresentará como oportunidade de oferecer à miríade de profissionais desta área a possibilidade de ampliarem e aperfeiçoarem sua formação, especialmente no que tange ao atendimento de demandas sociais e ações de educação não-formais desenvolvidas no SUS, levando em conta a dimensão biopsicossocial dos conceitos de saúde e doença (MENDES; VIANNA, 2001) bem como a importância de projetos de Educação Permanente em Saúde (BRASIL, 2009).

Já no que tange às multiplicidades abarcadas no conceito de Ambiente, é necessário destacar que a grande amplitude que recebeu nas últimas décadas, deixando de ser associado exclusivamente às questões das Ciências Naturais, especialmente em relação às pesquisas dos sistemas naturais. O conceito de Ambiente aqui tratado se apresenta como fruto de um processo de amplificação para além do sentido ecológico do termo, tendo abarcado a interferência humana na natureza e suas consequências como ingrediente indispensável, ingrediente este responsável direto e/ou indireto pelo desencadeamento de uma miríade de processos sociais e de saúde/doença. Dessa forma, trata-se de uma concepção biossociocultural do conceito, entendendo-o “em sua

totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade” (BRASIL, 1999). Tal perspectiva permite, portanto, que diferentes áreas possam se embrenhar nas discussões atinentes ao campo, desde as Ciências da Saúde àquelas que compõem as Ciências Humanas e Sociais, tais como a Geografia, a História, a Antropologia, a Sociologia, entre outras.

1) Conceitos, teorias e métodos de ensino-aprendizagem de ciências da saúde e do ambiente

A linha de pesquisa abrange o desenvolvimento de investigações centradas nos conceitos, nas teorias e nos métodos de ensino-aprendizagem das ciências da saúde e do ambiente – em articulação com as ciências humanas, sociais, exatas e da natureza –, propostos para ações educativas nos espaços formais e não-formais em diferentes instituições. Aborda questões relativas à construção do conhecimento, à relação teoria e prática, às práticas profissionais em diferentes contextos educativos, às tecnologias de informação e comunicação, à relação entre educação básica e superior. A formação do professor, tema inerente às questões de interesse do curso, também é objeto de estudo desta linha, em seus aspectos históricos, políticos, sociais, culturais e ambientais.

 

2) Políticas públicas integradas e ensino de ciências da saúde e do ambiente

O objeto de estudo desta linha de pesquisa abrange as políticas públicas integradas, enfocando especialmente o campo do ensino das ciências da saúde e do ambiente, em articulação com as ciências humanas, sociais, exatas e da natureza. Investiga temas relativos tanto às ações do Estado brasileiro quanto das organizações e movimentos sociais com a educação, a saúde e o ambiente, tendo em vista os processos de formulação, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas (PP). Busca compreender as relações complexas entre os diferentes atores e contribuir para a construção de instrumentos de planejamento e gestão das PPs.

COORDENAÇÃO

Luiz Gustavo Santos Cota

Coordenador

Currículo Lattes

Possui graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Ouro Preto (2005), Mestrado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007) e Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2013). Tem experiência na área de História, com ênfase no estudo do processo de abolição da escravidão no Brasil, especialmente em Minas Gerais. Interessa-se ainda por pesquisas concernentes ao Ensino de História e Humanidades; às políticas públicas voltadas ao Patrimônio Cultural; às relações étnico-raciais no Brasil e à dinâmica das relações entre as Ciências Humanas e outros campos do conhecimento. Atua como coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA) da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP). Professor efetivo do Departamento de Fundamentos e Metodologias da Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Barbacena.

 

Coordinator
Graduated in History (Bachelor and Licentiate) from the Federal University of Ouro Preto (2005), Master in History from the Federal University of Juiz de Fora (2007) and Doctorate in Social History from the Federal Fluminense University (2013). He has experience in the area of History, with an emphasis on the study of the process of abolition of slavery in Brazil, especially in Minas Gerais. He is also interested in research concerning the Teaching of History and Humanities; public policies aimed at Cultural Heritage; to the ethnic-racial relations in Brazil and to the dynamics of the relations between the Human Sciences and other fields of knowledge. He acts as coordinator of the Professional Master’s Degree in Teaching Health and Environmental Sciences (PROCISA) at the Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP). Full professor at the Department of Human Sciences at the State University of Minas Gerais (UEMG), Barbacena unit.

Lúcia Meirelles Lobão Protti

Vice-Coordenadora

Currículo Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é Professora na Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP, Ponte Nova/MG), onde leciona disciplinas de Metodologia Científica, Saúde e Meio Ambiente e Bioestatística. Na mesma instituição atua como Diretora de Pesquisa e Pós Graduação e Vice-Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA). As principais áreas de atuação e interesse são: ecologia de ecossistemas, microbiologia ambiental, saúde e meio ambiente, educação ambiental e ensino de ciências.

Vice-Coordinator
She has a degree in Biological Sciences from the Federal University of Juiz de Fora (2007), a master’s degree in Ecology from the Federal University of Juiz de Fora (2009) and a doctorate in Ecology from the Federal University of Rio de Janeiro (2014). She is currently a Professor at the Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP, Ponte Nova / MG), where she teaches disciplines of Scientific Methodology, Health and Environment and Biostatistics. At the same institution, she serves as Director of Research and Graduate Studies and Vice-Coordinator of the Professional Master’s Degree in Teaching Health and Environmental Sciences (PROCISA). The main areas of activity and interest are: ecosystem ecology, environmental microbiology, health and the environment, environmental education and science education.

Gisele Graciano de Oliveira

Secretária Procisa

Currículo Lattes

CORPO DOCENTE

PROFESSOR FORMAÇÃO TITULAÇÃO REGIME DE TRABALHO LINK LATES
Leonardo de Paiva Barbosa Ciências Biológicas Doutor LATTES
Maria Isabel Cristina Batista Mayrink Química Doutor LATTES
José Costa Júnior Filosofia Doutor LATTES
Marli do Carmo Cupertino Medicina Veterinária Doutora Integral LATTES
Luiz Gustavo Santos Cota História Doutor Parcial LATTES
Rodrigo Siqueira Batista Medicina / Filosofia / Matemática Doutor Parcial LATTES
Sávio Lana Siqueira Medicina Doutor Parcial LATTES
Lúcia Meirelles Lobão Protti Ciências Biológicas Doutora Integral LATTES
Lorena Souza e Silva Ciências Biológicas Doutora Integral LATTES
Bruna Soares de Souza Lima Rodrigues Ciências Biológicas Doutora Parcial LATTES
Pollyanna Álvaro Spósito Farmácia Doutora Integral LATTES
Lindisley Ferreira Gomides Farmácia Doutora Integral LATTES

MATRIZ CURRICULAR

CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H.
MEP101 Metodologia da Pesquisa 30
MEP 102 História e Filosofia das Ciências 30
MEP 106 Debates contemporâneos em ambiente, cultura e sociedade 30
MEP403 Métodos de ensino-aprendizagem 30
MPE 404 Políticas Públicas Integradas 30
MEP 407 Políticas Públicas de ambiente 30
MEP 408 Políticas públicas de saúde 30
MEP 411 Tópicos em Ensino de Ciências do Ambiente 30
MEP 412 Tópicos em Ensino de Ciências Humanas e Sociais 30
CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H.
MEP 201 Prática Supervisionada de Ensino I 30
MEP 410 Tópicos em Ensino de Ciências da Saúde 30
MEP 409 Formação de professores 30
MEP 406 Tópicos em Ensino de Ciências Morfológicas 30
MEP 405 Neurociências e ensino-aprendizagem 30
MEP 402 Direitos humanos e educação 30
MEP 401 Ensino de Ciências da saúde e do ambiente em espaços formais e não formais de educação 30
MEP 203 Atividades Complementares em Práticas Transversais em Saúde e ambiente 30
MEP 108 Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente 30
MEP 107 Sociologia do conhecimento científico 30
MEP 105 Temas transversais de saúde e ambiente 30
MEP 103 Debates contemporâneos em ética e bioética 30
CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H.
MEP 201 Prática Supervisionada de Ensino 30
MEP 301 Dissertação de Mestrado I 60
MEP 203 Atividades Complementares em Práticas Transversais em Saúde e ambiente 30
MEP 104 Seminários Integrados de Pesquisa 30
CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H.
MPE 302 Dissertação de Mestrado II
CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H.
MEP 302 Dissertação de Mestrado III 60
Linha 2
Linha 1

HORÁRIO DE AULA

HORA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
17:00 às 22:40h Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente
8:00 às 14:40h Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente
HORA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
17:00 às 22:40h Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente
8:00 às 14:40h Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente
HORA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
17:00 às 22:40h Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente
8:00 às 14:40h Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente
HORA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
17:00 às 22:40h Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente
8:00 às 14:40h Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente

Projetos do Curso

Ainda não há projetos cadastrados!

Notícias relacionadas ao curso

Ainda não há notícias cadastradas!

VER MAIS NOTÍCIAS
VER TODOS

Não há depoimentos deste curso!

Fale com o(a) Coordenador(a) deste curso.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Ir para o topo