O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA) é um curso de Pós-Graduação Stricto Sensu recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e que possui dentre seus objetivos possibilitar o desenvolvimento de reflexões e pesquisas tanto por parte de profissionais do campo da saúde atuantes no SUS e em outros espaços, quanto por professores, de todos os níveis de ensino e de diferentes áreas de formação, cujas preocupações estejam ligadas às práticas de ensino e transmissão do conhecimento voltadas às Ciências da Saúde ou do Ambiente, entendido não apenas como “meio ambiente natural”, mas também como produto da intervenção humana (ambiente escolar, histórico, político etc.).
O curso possui 20 vagas e tem a duração de dois anos. Por se tratar de um Mestrado Profissional, tem como resultado final uma dissertação de mestrado, que apresenta os resultados da pesquisa realizada pelo aluno, além de um produto educacional, ou seja, uma proposta de aplicação prática do estudo desenvolvido e que pode ser oferecida à sociedade como instrumento de auxílio às práticas de ensino ou resolução de problemas.
O PROCISA se organiza em duas linhas de pesquisa, às quais se ligam seus 13 professores, todos doutores com experiência em diferentes áreas do conhecimento:
1) Conceitos, teorias e métodos de ensino-aprendizagem de ciências da saúde e do ambiente.
2) Políticas públicas integradas e ensino de ciências da saúde e do ambiente.
O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente tem sua proposta calcada nos pilares da área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES), especialmente no que tange ao seu caráter multidisciplinar, constituindo-se como lócus de encontro, compartilhamento e produção de “conhecimento pedagógico do conteúdo”, em toda sua diversidade epistemológica e metodológica. A proposta se apresenta como possibilidade de diálogo ativo entre diferentes áreas do conhecimento, quer seja das chamadas Ciências da Saúde ou aquelas que lidam diretamente com os polissêmicos ditames do Ambiente, possibilitando a construção de conhecimentos e práticas pedagógicas, nos espaços formais (Escolas e Instituições de Ensino Superior) ou informais (Unidades Básicas de Saúde, ONG’s etc.) de ensino e aprendizagem, que proporcionem não apenas o aperfeiçoamento profissional de seus mestrandos e docentes, mas a apresentação de questões e soluções mais abrangentes e organicamente ligadas às demandas de nossa sociedade.
De um lado, tal proposta objetiva ainda colaborar para o contínuo processo de universalização e aprimoramento da Educação Básica, bem como para a expansão da Educação Superior, cumprindo o estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1997) no que tange a formação e a capacitação de profissionais de ensino, além do desenvolvimento de pesquisas pedagógicas e o desenvolvimento de atividades (de extensão e pesquisa) que aproximem a Academia do chão de Escola. Em outra via, se apresenta como possibilidade de colaborar para o contínuo processo de universalização do acesso à saúde através do aperfeiçoamento dos profissionais da área em atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), tal conforme preconiza a Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988) e na Lei Orgânica da Saúde (BRASIL, 1990).
No que se refere às Ciências da Saúde, como aludido acima, o programa se apresentará como oportunidade de oferecer à miríade de profissionais desta área a possibilidade de ampliarem e aperfeiçoarem sua formação, especialmente no que tange ao atendimento de demandas sociais e ações de educação não-formais desenvolvidas no SUS, levando em conta a dimensão biopsicossocial dos conceitos de saúde e doença (MENDES; VIANNA, 2001) bem como a importância de projetos de Educação Permanente em Saúde (BRASIL, 2009).
Já no que tange às multiplicidades abarcadas no conceito de Ambiente, é necessário destacar que a grande amplitude que recebeu nas últimas décadas, deixando de ser associado exclusivamente às questões das Ciências Naturais, especialmente em relação às pesquisas dos sistemas naturais. O conceito de Ambiente aqui tratado se apresenta como fruto de um processo de amplificação para além do sentido ecológico do termo, tendo abarcado a interferência humana na natureza e suas consequências como ingrediente indispensável, ingrediente este responsável direto e/ou indireto pelo desencadeamento de uma miríade de processos sociais e de saúde/doença. Dessa forma, trata-se de uma concepção biossociocultural do conceito, entendendo-o “em sua
totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade” (BRASIL, 1999). Tal perspectiva permite, portanto, que diferentes áreas possam se embrenhar nas discussões atinentes ao campo, desde as Ciências da Saúde àquelas que compõem as Ciências Humanas e Sociais, tais como a Geografia, a História, a Antropologia, a Sociologia, entre outras.
COORDENAÇÃO
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é Professora na Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP, Ponte Nova/MG), onde leciona disciplinas de Metodologia Científica, Saúde e Meio Ambiente e Bioestatística. Na mesma instituição atua como Diretora de Pesquisa e Pós Graduação e Vice-Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA). As principais áreas de atuação e interesse são: ecologia de ecossistemas, microbiologia ambiental, saúde e meio ambiente, educação ambiental e ensino de ciências.
CORPO DOCENTE
PROFESSOR | FORMAÇÃO | TITULAÇÃO | REGIME DE TRABALHO | LINK LATES |
---|---|---|---|---|
Lúcia Meirelles Lobão Protti | Ciências Biológicas | Doutora | Integral | LATTES |
MATRIZ CURRICULAR
CÓDIGOS | UNIDADE DE ENSINO | C.H. |
---|---|---|
MEP101 | Metodologia da Pesquisa | 30 |
MEP 102 | História e Filosofia das Ciências | 30 |
MEP 106 | Debates contemporâneos em ambiente, cultura e sociedade | 30 |
MEP403 | Métodos de ensino-aprendizagem | 30 |
MPE 404 | Políticas Públicas Integradas | 30 |
MEP 407 | Políticas Públicas de ambiente | 30 |
MEP 408 | Políticas públicas de saúde | 30 |
MEP 411 | Tópicos em Ensino de Ciências do Ambiente | 30 |
MEP 412 | Tópicos em Ensino de Ciências Humanas e Sociais | 30 |
CÓDIGOS | UNIDADE DE ENSINO | C.H. |
---|---|---|
MEP 201 | Prática Supervisionada de Ensino I | 30 |
MEP 410 | Tópicos em Ensino de Ciências da Saúde | 30 |
MEP 409 | Formação de professores | 30 |
MEP 406 | Tópicos em Ensino de Ciências Morfológicas | 30 |
MEP 405 | Neurociências e ensino-aprendizagem | 30 |
MEP 402 | Direitos humanos e educação | 30 |
MEP 401 | Ensino de Ciências da saúde e do ambiente em espaços formais e não formais de educação | 30 |
MEP 203 | Atividades Complementares em Práticas Transversais em Saúde e ambiente | 30 |
MEP 108 | Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente | 30 |
MEP 107 | Sociologia do conhecimento científico | 30 |
MEP 105 | Temas transversais de saúde e ambiente | 30 |
MEP 103 | Debates contemporâneos em ética e bioética | 30 |
CÓDIGOS | UNIDADE DE ENSINO | C.H. |
---|---|---|
MEP 201 | Prática Supervisionada de Ensino | 30 |
MEP 301 | Dissertação de Mestrado I | 60 |
MEP 203 | Atividades Complementares em Práticas Transversais em Saúde e ambiente | 30 |
MEP 104 | Seminários Integrados de Pesquisa | 30 |
CÓDIGOS | UNIDADE DE ENSINO | C.H. |
---|---|---|
MPE 302 | Dissertação de Mestrado II | |
CÓDIGOS | UNIDADE DE ENSINO | C.H. |
---|---|---|
MEP 302 | Dissertação de Mestrado III | 60 |
Linha 2 | ||
Linha 1 | ||
HORÁRIO DE AULA
HORA | SEGUNDA | TERÇA | QUARTA | QUINTA | SEXTA | SÁBADO |
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17:00 às 22:40h | Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente | |||||
8:00 às 14:40h | Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente |
HORA | SEGUNDA | TERÇA | QUARTA | QUINTA | SEXTA | SÁBADO |
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17:00 às 22:40h | Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente | |||||
8:00 às 14:40h | Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente |
HORA | SEGUNDA | TERÇA | QUARTA | QUINTA | SEXTA | SÁBADO |
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17:00 às 22:40h | Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente | |||||
8:00 às 14:40h | Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente |
HORA | SEGUNDA | TERÇA | QUARTA | QUINTA | SEXTA | SÁBADO |
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17:00 às 22:40h | Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente | |||||
8:00 às 14:40h | Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente |