Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente

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O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA) é um curso de Pós-Graduação Stricto Sensu recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e que visa o desenvolvimento de estudos ligados a diferentes áreas do conhecimento, que tenham como objeto a reflexão sobre a construção do conhecimento, em espaços formais e não-formais de ensino e aprendizagem, e que proporcionem não apenas o aperfeiçoamento profissional de seus mestrandos, mas, também, a apresentação de questionamentos e soluções mais abrangentes e ligadas às atuais demandas da sociedade. Nesse sentido, o curso visa discutir as práticas de ressignificação do conhecimento, tanto aquelas relacionadas às Ciências da Saúde, bem como à ampla e complexa definição do conceito de Ambiente, desde o ponto de vista ecológico, até aquele referente à sua construção humana, sob diferentes entendimentos (políticos, históricos, geográficos, sociológicos, culturais e filosóficos).

Linhas de pesquisa:
1) Conceitos, teorias e métodos de ensino-aprendizagem de ciências da saúde e do ambiente
2) Políticas públicas integradas e ensino de ciências da saúde e do ambiente

 

O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente tem sua proposta calcada nos pilares da área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES), especialmente no que tange ao seu caráter multidisciplinar, constituindo-se como lócus de encontro, compartilhamento e produção de “conhecimento pedagógico do conteúdo”, em toda sua diversidade epistemológica e metodológica. A proposta se apresenta como possibilidade de diálogo ativo entre diferentes áreas do conhecimento, quer seja das chamadas Ciências da Saúde ou aquelas que lidam diretamente com os polissêmicos ditames do Ambiente, possibilitando a construção de conhecimentos e práticas pedagógicas, nos espaços formais (Escolas e Instituições de Ensino Superior) ou informais (Unidades Básicas de Saúde, ONG’s, entre outras) de ensino e aprendizagem, que proporcionem não apenas o aperfeiçoamento profissional de seus mestrandos e docentes, mas a apresentação de questões e soluções mais abrangentes e organicamente ligadas às demandas de nossa sociedade.

De um lado, tal proposta objetiva ainda colaborar para o contínuo processo de universalização e aprimoramento da Educação Básica, bem como para a expansão da Educação Superior, cumprindo o estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1997) no que se refere à formação e à capacitação de profissionais de ensino, além do desenvolvimento de pesquisas pedagógicas e o desenvolvimento de atividades (de extensão e pesquisa) que aproximem a Academia do chão de Escola. Em outra via, se apresenta como possibilidade de colaborar para o contínuo processo de universalização do acesso à saúde através do aperfeiçoamento dos profissionais da área em atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), tal conforme preconiza a Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988) e na Lei Orgânica da Saúde (BRASIL, 1990).

No que se refere às Ciências da Saúde, como aludido acima, o programa se apresentará como oportunidade de oferecer à miríade de profissionais desta área a possibilidade de ampliarem e aperfeiçoarem sua formação, especialmente no que diz respeito ao atendimento de demandas sociais e ações de educação não-formais desenvolvidas no SUS, levando em conta a dimensão biopsicossocial dos conceitos de saúde e doença (MENDES; VIANNA, 2001) bem como a importância de projetos de Educação Permanente em Saúde (BRASIL, 2009).

Já no que tange às multiplicidades abarcadas no conceito de Ambiente, é necessário destacar que a grande amplitude que recebeu nas últimas décadas, deixando de ser associado exclusivamente às questões das Ciências Naturais, especialmente em relação às pesquisas dos sistemas naturais. O conceito de Ambiente aqui tratado se apresenta como fruto de um processo de amplificação para além do sentido ecológico do termo, tendo abarcado a interferência humana na natureza e suas consequências como ingrediente indispensável, ingrediente este responsável direto e/ou indireto pelo desencadeamento de uma miríade de processos sociais e de saúde/doença. Dessa forma, trata-se de uma concepção biossociocultural do conceito, entendendo-o “em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade” (BRASIL, 1999). Tal perspectiva permite, portanto, que diferentes áreas possam se embrenhar nas discussões atinentes ao campo, desde as Ciências da Saúde àquelas que compõem as Ciências Humanas e Sociais, tais como a Geografia, a História, a Antropologia, a Sociologia, entre outras.

1) Conceitos, teorias e métodos de ensino-aprendizagem de ciências da saúde e do ambiente

A linha de pesquisa abrange o desenvolvimento de investigações centradas nos conceitos, nas teorias e nos métodos de ensino-aprendizagem das ciências da saúde e do ambiente – em articulação com as ciências humanas, sociais, exatas e da natureza –, propostos para ações educativas nos espaços formais e não-formais em diferentes instituições. Aborda questões relativas à construção do conhecimento, à relação teoria e prática, às práticas profissionais em diferentes contextos educativos, às tecnologias de informação e comunicação, à relação entre educação básica e superior. A formação do professor, tema inerente às questões de interesse do curso, também é objeto de estudo desta linha, em seus aspectos históricos, políticos, sociais, culturais e ambientais.

2) Políticas públicas integradas e ensino de ciências da saúde e do ambiente

O objeto de estudo desta linha de pesquisa abrange as políticas públicas integradas, enfocando especialmente o campo do ensino das ciências da saúde e do ambiente, em articulação com as ciências humanas, sociais, exatas e da natureza. Investiga temas relativos tanto às ações do Estado brasileiro quanto das organizações e movimentos sociais com a educação, a saúde e o ambiente, tendo em vista os processos de formulação, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas (PP). Busca compreender as relações complexas entre os diferentes atores e contribuir para a construção de instrumentos de planejamento e gestão das PPs.

COORDENAÇÃO

Luiz Gustavo Santos Cota

Coordenador

Currículo Lattes

Lúcia Meirelles Lobão Protti

Vice-Coordenadora/ Contato: coordprocisa@faculdadedinamica.com.br (31) 3817-2010 / 3817-4441

Currículo Lattes

Gisele Graciano de Oliveira

Secretária/ Contato: secretariaprocisa@faculdadedinamica.com.br (31) 3817-2010 / 3817-4441

Currículo Lattes

CORPO DOCENTE

CÓDIGO UNIDADE DE ENSINO CH PROFESSOR FORMAÇÃO TITULAÇÃO REGIME DE TRABALHO LINK LATES
MEP101 Metodologia da Pesquisa 30
Marli do Carmo Cupertino
Medicina Veterinária
Doutora
Integral
LATTES
MEP 102 História e Filosofia das Ciências 30
Rodrigo Siqueira Batista
Medicina / Filosofia
Doutor
Parcial
LATTES
MEP 106 Debates contemporâneos em ambiente, cultura e sociedade 30
Luiz Gustavo Santos Cota
História
Doutor
Parcial
LATTES
MEP403 Métodos de ensino-aprendizagem 30
Lorena Souza e Silva
Ciências Biológicas
Doutora
Integral
LATTES
MPE 404 Políticas Públicas Integradas 30
Luiz Gustavo Santos Cota
História
Doutor
Parcial
LATTES
MEP 407 Políticas Públicas de ambiente 30
Lúcia Meirelles Lobão Protti
Ciências Biológicas
Doutora
Integral
LATTES
MEP 408 Políticas públicas de saúde 30
Pollyanna Álvaro Spósito
Farmácia
Doutora
Integral
LATTES
MEP 411 Tópicos em Ensino de Ciências do Ambiente 30
Lúcia Meirelles Lobão Protti
Ciências Biológicas
Doutora
Integral
LATTES
MEP 412 Tópicos em Ensino de Ciências Humanas e Sociais 30
Luiz Gustavo Santos Cota
História
Doutor
Parcial
LATTES
TOTAL 270
CÓDIGO UNIDADE DE ENSINO CH PROFESSOR FORMAÇÃO TITULAÇÃO REGIME DE TRABALHO LINK LATES
MEP 103 Debates contemporâneos em ética e bioética 30
Rodrigo Siqueira Batista
Medicina / Filosofia
Doutor
Parcial
LATTES
MEP 105 Temas transversais de saúde e ambiente 30
Bruna Soares de Souza Lima
Pollyanna Álvaro Spósito
Biologia
Farmácia
Doutora
Doutora
Integral
Integral
LATTES
LATTES
MEP 107 Sociologia do conhecimento científico 30
Luiz Gustavo Santos Cota
História
Doutor
Parcial
LATTES
MEP 108 Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente 30
Leonardo de Paiva Barbosa
Ciências Biológicas
Doutor
LATTES
MEP 201 Prática Supervisionada de Ensino I 30
Bárbara Lima Giardini
Pedagogia
Doutora
Integral
LATTES
MEP 203 Atividades Complementares em Práticas Transversais em Saúde e ambiente 30
Lindisley Ferreira Gomides
Farmácia
Doutora
Integral
LATTES
MEP 401 Ensino de Ciências da saúde e do ambiente em espaços formais e não formais de educação 30
Lúcia Meirelles Lobão Protti
Ciências Biológicas
Doutora
Integral
LATTES
MEP 402 Direitos humanos e educação 30
Luiz Gustavo Santos Cota
História
Doutor
Parcial
LATTES
MEP 405 Neurociências e ensino-aprendizagem 30
Lindisley Ferreira Gomides
Farmácia
Doutora
Integral
LATTES
MEP 406 Tópicos em Ensino de Ciências Morfológicas 30
Lorena Souza e Silva
Sávio Lana Siqueira
Ciências Biológicas
Medicina
Doutora
Doutor
Integral
Parcial
LATTES
LATTES
MEP 409 Formação de professores 30
Bárbara Lima Giardini
Pedagogia
Doutora
Integral
LATTES
MEP 410 Tópicos em Ensino de Ciências da Saúde 30
Pollyanna Álvaro Spósito
Farmácia
Doutora
Integral
LATTES
TOTAL 360
CÓDIGO UNIDADE DE ENSINO CH PROFESSOR FORMAÇÃO TITULAÇÃO REGIME DE TRABALHO LINK LATES
MEP 104 Seminários Integrados de Pesquisa 30
Lorena Souza e Silva
Ciências Biológicas
Doutora
Integral
LATTES
MEP 201 Prática Supervisionada de Ensino 30
Bárbara Lima Giardini
Pedagogia
Doutora
Integral
LATTES
MEP 203 Atividades Complementares em Práticas Transversais em Saúde e ambiente 30
Lindisley Ferreira Gomides
Farmácia
Doutora
Integral
LATTES
MEP 301 Dissertação de Mestrado I 60
Luiz Gustavo Santos Cota
História
Doutor
Parcial
LATTES
TOTAL 150
CÓDIGO UNIDADE DE ENSINO CH PROFESSOR FORMAÇÃO TITULAÇÃO REGIME DE TRABALHO LINK LATES
MPE 302 Dissertação de Mestrado II
Luiz Gustavo Santos Cota
História
Doutor
Parcial
LATTES
TOTAL 0
CÓDIGO UNIDADE DE ENSINO CH PROFESSOR FORMAÇÃO TITULAÇÃO REGIME DE TRABALHO LINK LATES
MEP 302 Dissertação de Mestrado III 60 - - - - -
Linha 2
Bárbara Lima Giardini
Fernanda Maria Dias de Araújo Lima
Lindisley Ferreira Gomides
Luiz Gustavo Santos Cota
José Costa Júnior
Pollyanna Álvaro Spósito
Rodrigo Siqueira Batista
Tânia Toledo de Oliveira
Pedagogia
Farmácia
História
Filosofia
Farmácia
Medicina / Filosofia
Bioquímica
Doutora
Doutora
Doutora
Doutor
Doutor
Doutora
Doutor
Doutora
Integral
Integral
Parcial
Integral
Parcial
Parcial
LATTES
LATTES
LATTES
LATTES
LATTES
LATTES
LATTES
LATTES
Linha 1
Bárbara Lima Giardini
Bruna Soares de Souza Lima Rodrigues
Lindisley Ferreira Gomides
Lorena Souza e Silva
Lúcia Meirelles Lobão Protti
Luiz Gustavo Santos Cota
Marli do Carmo Cupertino
Rodrigo Siqueira Batista
Sávio Lana Siqueira
Leonardo de Paiva Barbosa
José Costa Júnior
Pedagogia
Biologia
Farmácia
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
História
Medicina Veterinária
Medicina / Filosofia
Medicina
Ciências Biológicas
Filosofia
Doutora
Doutora
Doutora
Doutora
Doutora
Doutor
Doutora
Doutor
Doutor
Doutor
Doutor
Integral
Integral
Integral
Integral
Integral
Parcial
Integral
Parcial
Parcial
LATTES
LATTES
LATTES
LATTES
LATTES
LATTES
LATTES
LATTES
LATTES
LATTES
LATTES
TOTAL 60

MATRIZ CURRICULAR

CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H. NATUREZA CRÉDITOS
MEP101 Metodologia da Pesquisa 30
MEP 102 História e Filosofia das Ciências 30
MEP 106 Debates contemporâneos em ambiente, cultura e sociedade 30
MEP403 Métodos de ensino-aprendizagem 30
MPE 404 Políticas Públicas Integradas 30
MEP 407 Políticas Públicas de ambiente 30
MEP 408 Políticas públicas de saúde 30
MEP 411 Tópicos em Ensino de Ciências do Ambiente 30
MEP 412 Tópicos em Ensino de Ciências Humanas e Sociais 30
TOTAL 270
CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H. NATUREZA CRÉDITOS
MEP 103 Debates contemporâneos em ética e bioética 30
MEP 105 Temas transversais de saúde e ambiente 30
MEP 107 Sociologia do conhecimento científico 30
MEP 108 Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente 30
MEP 201 Prática Supervisionada de Ensino I 30
MEP 203 Atividades Complementares em Práticas Transversais em Saúde e ambiente 30
MEP 401 Ensino de Ciências da saúde e do ambiente em espaços formais e não formais de educação 30
MEP 402 Direitos humanos e educação 30
MEP 405 Neurociências e ensino-aprendizagem 30
MEP 406 Tópicos em Ensino de Ciências Morfológicas 30
MEP 409 Formação de professores 30
MEP 410 Tópicos em Ensino de Ciências da Saúde 30
TOTAL 360
CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H. NATUREZA CRÉDITOS
MEP 104 Seminários Integrados de Pesquisa 30
MEP 201 Prática Supervisionada de Ensino 30
MEP 203 Atividades Complementares em Práticas Transversais em Saúde e ambiente 30
MEP 301 Dissertação de Mestrado I 60
TOTAL 150
CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H. NATUREZA CRÉDITOS
MPE 302 Dissertação de Mestrado II
TOTAL 0
CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H. NATUREZA CRÉDITOS
MEP 302 Dissertação de Mestrado III 60
Linha 2
Linha 1
TOTAL 60

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