O processo de saúde – doença – incapacidade dos indivíduos e das populações. Avaliação, prescrição e execução de tratamentos fisioterapêuticos para pacientes com disfunções respiratórias, ortopédicas, neurológicas (do adulto e da criança), cardiovasculares, ginecológicas, urológicas e dermatológicas. Recursos terapêuticos físicos e manuais. Conceitos básicos de ergonomia para atuação dentro das empresas. Promoção, prevenção e educação em saúde. Indicação e técnicas de confecção de diferentes tipos de órteses e próteses. Metodologia de trabalhos científicos. Prática clínica em centros de saúde, ambulatórios, centros de reabilitação e hospitais.
O curso de Fisioterapia da Faculdade Dinâmica tem como objetivo formar um Fisioterapeuta generalista, crítico, reflexivo, ético, comprometido socialmente e articulado às políticas públicas e ao sistema único de saúde; pronto para atender as demandas atuais do mercado de trabalho. Um profissional capaz de atuar na Promoção, Prevenção e Reabilitação nos diferentes níveis de complexidade da assistência, além da possibilidade de atuar nas áreas de educação e pesquisa, contribuindo sempre para a melhora da qualidade da assistência assim como para uma melhora efetiva da qualidade de vida da população. Os profissionais estarão capacitados para atuar nas diversas especialidades reconhecidas pelo COFFITO, a Fisioterapia aplicada a Ortopedia e Traumatologia, Cardiorrespiratória, Saúde da Mulher e do Homem, Neurologia, Ergonomia, nas redes de atenção básica, clínicas especializadas, hospitais, empresas, home care, exercendo funções de auditoria, entre outros. Outra possibilidade está relacionada à pesquisa, com a realização de especialização, mestrado e doutorado, e ainda, atuação na docência. Vale ressaltar que, para que tais objetivos sejam concretizados, a Faculdade Dinâmica tem viabilizado convênios com entidades públicas e privadas, a fim de propiciar estágio supervisionado a seus acadêmicos, além de disponibilizar excelente infraestrutura para atividades dentro da própria IES.
No sudeste do Brasil o setor privado absorve cerca de 60% da mão de obra, ficando o restante disponível para suprir a crescente demanda de profissional no setor público, tendo em vista a presença do profissional de Fisioterapia nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF, que integram a Atenção Básica. A Atenção Primária no serviço público vem se consolidando face à transição do modelo médico para o biopsicossocial, e nesse sentido a Faculdade Dinâmica também se destaca por primar por essa área na formação acadêmica, o que irá facilitar a inserção do egresso no mercado de trabalho.
Ponte Nova recebe fluxo de pacientes de cerca de vinte municípios da microrregião do Vale do Piranga, muitos desses municipios ainda que possuam serviço médico hospitalar, não possuem profissional da fisioterapia para atendimento fisioterapico. .Ademais, nessas cidades, cujos habitantes migram em busca de produtos e serviços para Ponte Nova, não há escolas de Fisioterapia.
O crescente reconhecimento social da Fisioterapia e do Fisioterapeuta aumentou a exigência de uma melhor qualificação profissional. São especialidades reconhecidas: Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto , Pediatrica e Neonatal, Fisioterapia Esportiva, Fisioterapia do Trabalho, Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia Traumato Ortopédica, Fisioterapia Oncológica, Fisioterapia em Saúde Coletiva, Fisioterapia em Saúde da Mulher, Quiropraxia , Osteopatia, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapia em Gerontologia, Fisioterapia Aquática, Fisioterapia na Acupuntura..