Medicina – FADIP – Faculdade Dinâmica

Medicina

Portarias do Curso Regulamento do Curso

O Curso de Medicina da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga – autorizado pela Portaria MEC nº 302, de 15 de abril de 2015, publicada no DOU de 16 de abril de 2015 – iniciou suas atividades no segundo semestre de 2015, com a perspectiva de que seu egresso tenha uma formação geral, humanista, crítica e reflexiva – o que pressupõe a indissociabilidade entre técnica, ética e responsabilidade social –, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, desenvolvendo ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nas esferas individual e coletiva, pautadas na integralidade do cuidado, no compromisso com a defesa da cidadania e da dignidade humana. A interdisciplinaridade, a inseparabilidade entre teoria e prática, a estreita articulação entre ensino/pesquisa/extensão, a centralidade do estudante como protagonista do processo ensino-aprendizagem, a íntima vinculação com o Sistema Único de Saúde (SUS) e o reconhecimento da transversalidade da determinação social do processo saúde-doença são, igualmente, aspectos fundamentais da concepção curricular do Curso de Medicina da Faculdade Dinâmica.

A cidade de Ponte Nova, MG – onde a Faculdade Dinâmica se insere – e microrregião têm um importante contingente populacional e, especialmente, grande diversidade no que diz respeito ao cuidado em saúde. Desse modo, o Curso de Medicina da Faculdade Dinâmica está comprometido em contribuir para o desenvolvimento local e regional, na medida em que a trajetória curricular do estudante tem como eixo o reconhecimento das – e a atuação nas – necessidades de saúde dos indivíduos e da coletividade, de acordo com as demandas identificadas pelo setor saúde.

O Curso de Medicina da Faculdade Dinâmica tem 12 (doze) períodos de duração – subdivididos em três ciclos de dois anos cada –, estando organizado em plena consonância com as normas institucionais e com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (DCN-2014). Desse modo, articula as três áreas básicas previstas nas DCN-2014 – Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde –, as quais se constituem como viga mestra da formação do discente. As atividades são organizadas de modo a respeitar a maturidade e o nível de conhecimento dos estudantes, em uma perspectiva construtivista e de aprimoramento contínuo. Com efeito, os discentes já iniciam ações nas unidades do SUS desde o primeiro período, destacando-se que a carga horária prática cresce progressivamente, ao longo dos sucessivos períodos, de modo integrado à fundamentação teórica necessária ao desenvolvimento de todas as competências esperadas para o médico generalista.

Além da imprescindível articulação com o SUS – níveis de atenção primário, secundário e terciário –, a Faculdade Dinâmica dispõe de estrutura privilegiada para o bom desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem. Conta, assim, com Biblioteca atualizada, Laboratório de Informática, Laboratório de Anatomia e Fisiologia, Laboratórios de Habilidades e Laboratórios Multidisciplinares. Destacam-se, também, as atividades de pesquisa e extensão, as quais são desenvolvidas em consonância ao ensino, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso.

A Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, por tudo isso, tem demonstrado extrema preocupação com a qualidade da formação do seu egresso em Medicina, lançando mão de todos os esforços e medidas cabíveis para que os estudantes tenham excelentes oportunidades de ensino-aprendizagem. Deve ser destacado que a ênfase do curso é a formação generalista – conforme previsto nas DCN-2014 –, a qual qualifica o estudante para aprender a aprender, aprender com autonomia, aprender interprofissionalmente, comprometer-se com seu processo de formação, participar de ações de gerenciamento e administração do sistema de saúde – de modo a promover o bem estar das pessoas e da comunidade –, desempenhar adequadamente todas as tarefas atinentes à atenção integral à saúde, e, sobretudo, para valorizar a vida – com responsabilidade e compaixão –, pressuposto tácito da Medicina, entendida, plenamente, como ciência – e profissão – humana.

O perfil do egresso do Curso de Medicina da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP) – em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina – é o de um médico crítico e reflexivo, com sólida formação geral e competente para atuar de modo técnico e ético nos diferentes domínios da atenção, da educação e da gestão em saúde, reconhecendo a determinação social e ecológica do processo saúde-doença e desenvolvendo ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde – nas esferas individual e coletiva –, com responsabilidade social e ambiental, compromisso com a dignidade humana e com a biodiversidade, respeito às relações entre ser humano, ambiente, sociedade e tecnologias, com vistas ao cuidado integral à saúde centrado na pessoa, na família e na comunidade.

Assim, o médico formado pela FADIP é um profissional apto a:

  • Desenvolver ações de atenção integral à saúde, em termos individuais e coletivos, com perícia técnica e correção ética – considerando invariavelmente a diversidade das dimensões ambiental, biológica, cultural, de gênero, de orientação sexual, ético-política, étnico-racial, socioeconômica, subjetiva e dos demais domínios que digam respeito à experiência humana de existir –, no sentido de garantir o acesso universal e equitativo às ações de cuidado à saúde – em um contexto de integralidade, humanização da prática médica e de respeito à autonomia das pessoas, famílias, grupos e comunidades, com vistas à promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde –, as quais devem ser pautadas nas melhores evidências científicas, em sólidos princípios de segurança para a realização de processos e procedimentos com a minimização dos riscos, no respeito à sustentabilidade e aos ecossistemas, nos referenciais da ética e da bioética, na capacidade de comunicação por meio de linguagem verbal e não verbal e na escuta ativa e singular.
  • Desenvolver ações de gestão em saúde, a partir de uma consistente compreensão dos princípios, diretrizes e políticas do sistema de saúde dirigidos à promoção do bem estar dos indivíduos e das coletividades, no sentido de concretizar a gestão do cuidado, a valorização da vida, a tomada de decisão – pautada nos referenciais da bioética e na racionalização da aplicação de conhecimentos, de procedimentos, de metodologias, de instalações, de equipamentos e de insumos –, a comunicação respeitosa e empática, a liderança participativa, o trabalho em equipe, e o fomento à participação social democrática para a construção equânime do sistema de saúde.
  • Desenvolver ações de educação em saúde, pautadas na autonomia dirigida à própria formação e à formação da equipe multiprofissional – continuada e em serviço –, na responsabilidade socioambiental, no compromisso com a formação das futuras gerações de profissionais de saúde, no compromisso com a atualização científica, ética e legal – para a qual se torna imprescindível o uso da língua franca – objetivando o pleno exercício do aprender a aprender, de modo livre e responsável, reconhecendo a relevância do compartilhamento dos saberes entre os profissionais da saúde e com a comunidade, considerando e valorizando a diversidade de sua participação para a consolidação de um sistema de saúde mais justo, fraterno, capaz de realizar ações de cuidado dirigido às pessoas, às famílias, aos grupos e às comunidades.

COORDENAÇÃO

Rodrigo Siqueira Batista

Coordenador

Currículo Lattes

Sávio Lana Siqueira

Vice-Coordenador

Currículo Lattes

CORPO DOCENTE

PROFESSOR FORMAÇÃO TITULAÇÃO REGIME DE TRABALHO LINK LATES
Ademir Nunes Ribeiro Junior Enfermagem Mestre Integral LATTES
Alcimar de Melo Rosa Medicina Especialista Parcial LATTES
Ana Cláudia Lyon de Moura Falcão Medicina Doutora Parcial LATTES
Aryadnêr Renata do Nascimento Granato Bento Pedagogia Especialista Horista LATTES
Bransildes Barcellos Terra Medicina Especialista Parcial LATTES
Bruna Soares de Souza Lima Rodrigues Ciências Biológicas Doutora Integral LATTES
Dalton Sanches História Doutor Parcial LATTES
Daniel Nepaly Medrano Medicina Especialista Parcial LATTES
Desirrê Morais Dias Nutrição Doutora Parcial LATTES
Fábio Braga Teixeira Enfermagem Doutor Integral LATTES
Fernanda da Silva Boroni Farmácia Mestre Parcial LATTES
Fernando José Ubaldo Coutinho Medicina Especialista Parcial LATTES
Geisla Telles Vieira Ciências Biológicas Doutora Parcial LATTES
Henrique Amaral Binato Medicina Mestre Parcial LATTES
Henrique Ribeiro Mansur Barbosa Medicina Especialista Parcial LATTES
Izabela Bartholomeu Noguéres Terra Medicina Especialista Parcial LATTES
Jocimar Avelar Martins Fisioterapia Mestre Parcial LATTES
Juliana Akeme Toitio Medicina Especialista Parcial LATTES
Juliana Hipólito Pessotti Farmácia Doutora Parcial LATTES
Kemile Albuquerque Leão Farmácia Mestre Integral LATTES
Leonardo Brandao Barreto Medicina Mestre Parcial LATTES
Lindisley Ferreira Gomides Farmácia Doutora Integral LATTES
Lorena Souza e Silva Ciências Biológicas Doutora Integral LATTES
Lorendane Millena de Carvalho Médica Veterinária Doutora Parcial LATTES
Louise Lanna Nunes Medicina Especialista Parcial LATTES
Lúcia Meirelles Lobão Protti Ciências Biológicas Doutora Integral LATTES
Luciano Coelho de Souza Medicina Especialista Parcial LATTES
Luiz Eduardo Gonçalves Ferreira Medicina Especialista Parcial LATTES
Luiz Gustavo Santos Cota História Doutor Parcial LATTES
Marcela Aparecida Toledo Milagres Duarte Letras Mestre Integral LATTES
Marcelo de Paula Lima Farmácia Mestre Parcial LATTES
Márcia Farsura de Oliveira Medicina Mestre Integral LATTES
Márcio Luiz Fortuna Esmeraldo Medicina Especialista Parcial LATTES
Maria Eliza de Castro Moreira Nutrição Doutora Parcial LATTES
Marli do Carmo Cupertino Medicina Veterinária Doutora Integral LATTES
Mauro Roberto Mansur Barbosa Medicina Especialista Parcial LATTES
Moacir Ferreira Júnior Odontologia Doutor Parcial LATTES
Pollyanna Álvaro Spósito Farmácia Doutora Integral LATTES
Rafael Ribeiro Mansur Barbosa Medicina Mestre Parcial LATTES
Ranieri Leonardo de Andrade Santos Medicina Especialista Parcial LATTES
Raquel Coelho Briggs de Albuquerque Psicologia Doutora Parcial LATTES
Rodrigo Siqueira Batista Medicina / Filosofia / Matemática Doutor Parcial LATTES
Rosilene Silva Araújo Medicina Especialista Parcial LATTES
Rovilson Lara Medicina Especialista Parcial LATTES
Ruth Maria Alves Garcia Farmácia Mestre Parcial LATTES
Sávio Lana Siqueira Medicina Doutor Parcial LATTES
Silvane Catarina de Oliveira Carozzi Psicologia Doutorado Parcial LATTES
Thiago Vinicius Villar Barroso Medicina Mestre Parcial LATTES
Wagner Luiz Tavares Gomides Pedagogia Mestre Integral LATTES

MATRIZ CURRICULAR

CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H.
MED 119 Trabalho Interdisciplinar Extraclasse I 108
MED-113 Saúde, Sociedade e Ambiente I 36
MED-111 Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde I 180
MED-109 Linguagens e Tecnologias de Comunicação I 36
MED-107 Construção e Socialização do Conhecimento em Saúde I 36
MED-105 Fundamentos Históricos, Ético-Políticos e Sociais da Medicina I 36
MED-103 Fundamentos Celulares e Moleculares do Processo Saúde Doença I 108
MED-101 Fundamentos Morfofuncionais do Processo Saúde Doença I 252
CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H.
MED 119 Trabalho Interdisciplinar Extraclasse I 108
MED 120 Trabalho Interdisciplinar Extraclasse II 108
MED-114 Saúde, Sociedade e Ambiente II 36
MED-112 Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde II 180
MED-110 Linguagens e Tecnologias de Comunicação II 36
MED-108 Construção e Socialização do Conhecimento em Saúde II 36
MED-106 Fundamentos Históricos, Ético-Políticos e Sociais da Medicina II 36
MED-104 Fundamentos Celulares e Moleculares do Processo Saúde Doença II 72
MED-102 Fundamentos Morfofuncionais do Processo Saúde Doença II 252
CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H.
MED-217 Atividades Complementares I 36
MED-215 Fundamentos de Saúde Mental I 36
MED-211 Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde III 252
MED-209 Linguagens e Tecnologias de Comunicação III 36
MED-207 Construção e Socialização do Conhecimento em Saúde III 36
MED-205 Farmacologia e Terapêutica I 72
MED-203 Interação Patógeno-Hospedeiro Humano I 72
MED-201 Fundamentos Morfofuncionais do Processo Saúde Doença III 108
CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H.
MED-218 Atividades Complementares II 36
MED-216 Fundamentos de Saúde Mental II 36
MED-212 Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde IV 252
MED-210 Linguagens e Tecnologias de Comunicação IV 36
MED-208 Construção e Socialização do Conhecimento em Saúde IV 36
MED-206 Farmacologia e Terapêutica II 72
MED-204 Interação Patógeno-Hospedeiro Humano II 72
MED-202 Fundamentos Morfofuncionais do Processo Saúde Doença IV 108
CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H.
MED 119 Trabalho Interdisciplinar Extraclasse I 108
MED-313 Medicina Laboratorial e Diagnóstico por Imagem I 36
MED-311 Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde V 324
MED-309 Medicina de Família e Comunidade I 36
MED-307 Medicina da Mulher I 36
MED-305 Medicina da Criança e do Adolescente I 72
MED-303 Medicina Cirúrgica I 72
MED-301 Medicina Clínica I 72
CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H.
MED-314 Medicina Laboratorial e Diagnóstico por Imagem II 36
MED-312 Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VI 324
MED-310 Medicina de Família e Comunidade II 36
MED-308 Medicina da Mulher II 36
MED-306 Medicina da Criança e do Adolescente II 72
MED-304 Medicina Cirúrgica II 72
MED-302 Medicina Clínica II 72
CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H.
MED 417 Atividades complementares III 36
MED 415 Clínica Psiquiátrica e Cuidado em saúde mental I 36
MED 413 Medicina Laboratorial e Diagnóstico por Imagem III 36
MED 411 Atenção integral, educação e gestão em saúde VII 324
MED 409 Medicina de Urgência, Emergência e Terapia Intensiva I 36
MED 407 Medicina da Mulher III 36
MED 405 Medicina da Criança e do Adolescente III 36
MED 403 Medicina Cirúrgica III 36
MED 401 Medicina Clínica III 72
CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H.
MED 418 Atividades complementares IV 36
MED 416 Clínica Psiquiátrica e Cuidado em saúde mental II 36
MED 414 Medicina Laboratorial e Diagnóstico por Imagem IV 36
MED 412 Atenção integral, educação e gestão em saúde VIII 324
MED 410 Medicina de Urgência, Emergência e Terapia Intensiva II 36
MED 408 Medicina da Mulher IV 36
MED 406 Medicina da Criança e do Adolescente IV 36
MED 404 Medicina Cirúrgica IV 36
MED 402 Medicina Clínica IV 72
CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H.
MED 503 Estágio Curricular Obrigatório em Medicina de Família e Comunidade 800
MED 501 Trabalho de Conclusão de Curso 20

HORÁRIO DE AULA

HORA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
8:00 às 9:40 MED 101
FUNDAMENTOS MORFOFUNCIONAIS DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA I
MED 111
ATENÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO E GESTÃO EM SAÚDE I
MED 103
FUNDAMENTOS CELULARES E MOLECULARES DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA I
MED 111
ATENÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO E GESTÃO EM SAÚDE I
MED 101
FUNDAMENTOS MORFOFUNCIONAIS DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA I
10:00 às 11:40 MED 101
FUNDAMENTOS MORFOFUNCIONAIS DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA I
MED 105
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, ÉTICO-POLÍTICOS E SOCIAIS DA MEDICINA I
MED 103
FUNDAMENTOS CELULARES E MOLECULARES DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA I
MED 111
ATENÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO E GESTÃO EM SAÚDE I
MED 101
FUNDAMENTOS MORFOFUNCIONAIS DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA I
ALMOÇO - - - - -
13:00 às 14:40 MED 101
FUNDAMENTOS MORFOFUNCIONAIS DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA I
MED 119
TRABALHO INTERDISCIPLINAR EXTRA CLASSE I
MED 103
FUNDAMENTOS CELULARES E MOLECULARES DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA I
MED 111
ATENÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO E GESTÃO EM SAÚDE I
MED 105
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, ÉTICO-POLÍTICOS E SOCIAIS DA MEDICINA I
14:55 às 16:35 MED 101
FUNDAMENTOS MORFOFUNCIONAIS DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA I
MED 109
LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO I
MED 107
CONSTRUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM SAÚDE I
MED 111
ATENÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO E GESTÃO EM SAÚDE I
MED 113
SAÚDE, SOCIEDADE E AMBIENTE I
16:50 às 18:30 MED 101
FUNDAMENTOS MORFOFUNCIONAIS DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA I
MED 119
TRABALHO INTERDISCIPLINAR EXTRACLASSE I
MED 101
FUNDAMENTOS MORFOFUNCIONAIS DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA I
MED 119
TRABALHO INTERDISCIPLINAR EXTRA CLASSE I
HORA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
8:00 às 9:40 MED 104
FUNDAMENTOS CELULARES E MOLECULARES DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA II
MED 108
CONSTRUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM SAÚDE II
MED 104
FUNDAMENTOS CELULARES E MOLECULARES DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA II
MED 102
FUNDAMENTOS MORFOFUNCIONAIS DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA II
10:00 às 11:40 MED 112
ATENÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO E GESTÃO EM SAÚDE II
MED 120
TRABALHO INTERDISCIPLINAR EXTRACLASSE II
MED 112
ATENÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO E GESTÃO EM SAÚDE II
MED 102
FUNDAMENTOS MORFOFUNCIONAIS DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA II
ALMOÇO - - - - -
13:00 às 14:40 MED 112
ATENÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO E GESTÃO EM SAÚDE II
MED 112
ATENÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO E GESTÃO EM SAÚDE II
MED 114
SAÚDE, SOCIEDADE E AMBIENTE II
MED 102
FUNDAMENTOS MORFOFUNCIONAIS DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA II
MED 102
FUNDAMENTOS MORFOFUNCIONAIS DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA II
14:55 às 16:35 MED 112
ATENÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO E GESTÃO EM SAÚDE II
MED 120
TRABALHO INTERDISCIPLINAR EXTRACLASSE II
MED 104
FUNDAMENTOS CELULARES E MOLECULARES DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA II
MED 102
FUNDAMENTOS MORFOFUNCIONAIS DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA II
MED 102
FUNDAMENTOS MORFOFUNCIONAIS DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA II
16:50 às 18:30 MED 102
FUNDAMENTOS MORFOFUNCIONAIS DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA II
MED 120
TRABALHO INTERDISCIPLINAR EXTRACLASSE II
MED 110
LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO II
MED 106
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, ÉTICO-POLÍTICOS E SOCIAIS DA MEDICINA II
HORA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
8:00 às 9:40 MED 205
FARMACOLOGIA E TERAPÊUTICA I
MED 211
ATENÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO E GESTÃO EM SAÚDE III
MED 209
LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO III
MED 211
ATENÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO E GESTÃO EM SAÚDE III
MED 211
ATENÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO E GESTÃO EM SAÚDE III
10:00 às 11:40 MED 203
INTERAÇÃO PATÓGENO-HOSPEDEIRO HUMANO I
MED 215
FUNDAMENTOS DE SAÚDE MENTAL I
MED 207
CONSTRUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM SAÚDE III
MED 203
INTERAÇÃO PATÓGENO-HOSPEDEIRO HUMANO I
MED 211
ATENÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO E GESTÃO EM SAÚDE III
ALMOÇO - - - - -
13:00 às 14:40 MED 205
FARMACOLOGIA E TERAPÊUTICA I
MED 211
ATENÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO E GESTÃO EM SAÚDE III
MED 211
ATENÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO E GESTÃO EM SAÚDE III
MED 201
FUNDAMENTOS MORFOFUNCIONAIS DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA III
MED 201
FUNDAMENTOS MORFOFUNCIONAIS DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA III
14:55 às 16:35 MED 211
ATENÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO E GESTÃO EM SAÚDE III
MED 211
ATENÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO E GESTÃO EM SAÚDE III
MED 201
FUNDAMENTOS MORFOFUNCIONAIS DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA III
16:50 às 18:30 MATENÇÃO INTEGRAL, EDUCAÇÃO E GESTÃO EM SAÚDE IIIED 211 MED 217
ATIVIDADES COMPLEMENTARES I
HORA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
8:00 às 9:40 MED 210
Linguagem e Tecnologias de Comunicação IV
MED 216
Fundamentos de Saúde Mental II
MED 206
Farmacologia e Terapêutica II
MED 204
Interação Patógeno-Hospedeiro Humano II
MED 202
Fundamentos Morfofuncionais do Processo Saúde Doença IV
10:00 às 11:40 MED 204
Interação Patógeno-Hospedeiro Humano II
MED 208
Construção e Socialização do Conhecimento em Saúde IV
MED 212
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde IV
MED 204
Interação Patógeno-Hospedeiro Humano II
MED 202
Fundamentos Morfofuncionais do Processo Saúde Doença IV
ALMOÇO - - - - -
13:00 às 14:40 MED 206
Farmacologia e Terapêutica II
MED 212
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde IV
MED 212
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde IV
MED 212
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde IV
14:55 às 16:35 MED 212
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde IV
MED 212
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde IV
MED 212
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde IV
MED 212
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde IV
16:50 às 18:30 MED 212
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde IV
MED 218
ATIVIDADES COMPLEMENTARES II
MED 202
FUNDAMENTOS MORFOFUNCIONAIS DO PROCESSO SAÚDE DOENÇA IV
HORA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
8:00 às 9:40 MED 311
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde V
MED 311
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde V
MED 311
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde V
MED 311
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde V
MED 311
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde V
MED 311
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde V
10:00 às 11:40 MED 311
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde V
MED 311
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde V
MED 311
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde V
MED 311
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde V
MED 311
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde V
MED 311
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde V
13:00 às 14:40 MED 307
Medicina da Mulher I
MED 313
Medicina Laboratorial e Diagnóstico por Imagem I
MED 301
Medicina Clínica I
MED 301
Medicina Clínica I
MED 313
Medicina Laboratorial e Diagnóstico por Imagem I
MED 311
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde V
14:55 às 16:35 MED 303
Medicina Cirúrgica I
MED 309
Medicina da Família e Comunidade I
MED 301
Medicina Clínica I
MED 311
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde V
MED 311
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde V
MED 311
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde V
16:50 às 18:30 MED 303
Medicina Cirúrgica I
MED 305
Medicina da Criança e do Adolescente I
MED 119 – Trabalho Interdisciplinar Extraclasse V MED 305
Medicina da Criança e do Adolescente I
MED 311
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde V
HORA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
8:00 às 9:40 MED 312
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VI
MED 312
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VI
MED 312
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VI
MED 312
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VI
MED 312
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VI
MED 312
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VI
10:00 às 11:40 MED 312
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VI
MED 312
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VI
MED 312
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VI
MED 312
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VI
MED 312
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VI
MED 312
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VI
13:00 às 14:40 MED 312
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VI
MED 310
Medicina de Família e Comunidade II
MED 312
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VI
MED 306
Medicina da Criança e do Adolescente II
MED 304
Medicina Cirúrgica II
MED 312
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VI
14:55 às 16:35 MED 312
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VI
MED 314
Medicina Laboratorial e Diagnóstico por Imagem II
MED 312
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VI
MED 304
Medicina Cirúrgica II
MED 312
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VI
MED 312
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VI
16:50 às 18:30 MED 308
Medicina da Mulher II
MED 302
Medicina Clínica II
MED 302
Medicina Clínica II
MED 306
Medicina da Criança e do Adolescente II
MED 312
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VI
HORA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
8:00 às 9:40 MED 411
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VII
MED 411
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VII
MED 411
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VII
MED 411
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VII
MED 411
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VII
MED 417
Atividades Complementares III
10:00 às 11:40 MED 411
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VII
MED 411
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VII
MED 411
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VII
MED 411
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VII
MED 411
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VII
MED 411 Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VII
13:00 às 14:40 MED 401
Medicina Clínica III
MED 411
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VII
MED 411
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VII
MED 403
Medicina Cirúrgica III
MED 415
Clínica Psiquiátrica e Cuidado em Saúde Mental I
MED 411 Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VII
14:55 às 16:35 MED 407
Medicina da Mulher III
MED 411
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VII
MED 411
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VII
MED 405
Medicina da Criança e do Adolescente III
MED 409
Medicina de Urgência, Emergência e Terapia Intensiva I
MED 411 Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VII
16:50 às 18:30 MED 413
Medicina Laboratorial e Diagnóstico por Imagem III
MED 411
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VII
MED 411
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VII
MED 401
Medicina Clínica III
MED 411
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VII
MED 411 Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VII
HORA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
08:00 – 9:40 MED 412
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VIII
MED 412
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VIII
MED 412
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VIII
MED 412
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VIII
MED 412
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VIII
MED 416
Clínica Psiquiátrica e Cuidado em Saúde Mental II
10:00 – 11:40 MED 412
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VIII
MED 412
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VIII
MED 412
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VIII
MED 412
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VIII
MED 412
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VIII
MED 416
Clínica Psiquiátrica e Cuidado em Saúde Mental II
13:00 – 14:40 MED 402
Medicina Clínica IV
MED 412
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VIII
MED 404
Medicina Cirúrgica IV
MED 412
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VIII
MED 412
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VIII
MED 412
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VIII
14:55 – 16:35 MED 402
Medicina Clínica IV
MED 416
Clínica Psiquiátrica e Cuidado em Saúde Mental II
MED 414
Medicina Laboratorial e Diagnóstico por Imagem IV
MED 412
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VIII
MED 412
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VIII
MED 418
Atividades Complementares IV
16:50 – 18:30 MED 410
Medicina de Urgência, Emergência e Terapia Intensiva II
MED 408
Medicina da Mulher IV
MED 406 – Medicina da Criança e do Adolescente IV MED 412
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VIII
MED 412
Atenção Integral, Educação e Gestão em Saúde VIII
HORA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
08:00 – 9:40 MED 503
Estágio curricular obrigatório em medicina de família e comunidade
MED 503
Estágio curricular obrigatório em medicina de família e comunidade
MED 503
Estágio curricular obrigatório em medicina de família e comunidade
MED 503
Estágio curricular obrigatório em medicina de família e comunidade
MED 503
Estágio curricular obrigatório em medicina de família e comunidade
10:00 – 11:40 MED 503
Estágio curricular obrigatório em medicina de família e comunidade
MED 503
Estágio curricular obrigatório em medicina de família e comunidade
MED 503
Estágio curricular obrigatório em medicina de família e comunidade
MED 503
Estágio curricular obrigatório em medicina de família e comunidade
MED 503
Estágio curricular obrigatório em medicina de família e comunidade
ALMOÇO -
13:00 – 14:40 MED 503
Estágio curricular obrigatório em medicina de família e comunidade
MED 503
Estágio curricular obrigatório em medicina de família e comunidade
MED 503
Estágio curricular obrigatório em medicina de família e comunidade
MED 503
Estágio curricular obrigatório em medicina de família e comunidade
MED 501
Trabalho de conclusão de curso I
14:55 - 16:35 MED 503
Estágio curricular obrigatório em medicina de família e comunidade
MED 503
Estágio curricular obrigatório em medicina de família e comunidade
MED 503
Estágio curricular obrigatório em medicina de família e comunidade
MED 503
Estágio curricular obrigatório em medicina de família e comunidade
MED 503
Estágio curricular obrigatório em medicina de família e comunidade
16:50 - 18:30 MED 503
Estágio curricular obrigatório em medicina de família e comunidade
MED 503
Estágio curricular obrigatório em medicina de família e comunidade
MED 503
Estágio curricular obrigatório em medicina de família e comunidade
MED 503
Estágio curricular obrigatório em medicina de família e comunidade
MED 503
Estágio curricular obrigatório em medicina de família e comunidade

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Thais Cesar

Graduanda em Medicina

Falar sobre a Medicina é uma das coisas que muito me inspira. Isso porque ser acadêmica nessa graduação ultrapassa uma escolha profissional acertada, representa a realização de um sonho e, ao longo do tempo, se torna uma paixão, um vício. Não por ser algo fácil, muito pelo contrário, antes mesmo de iniciar a faculdade, vencemos um dos processos seletivos de mais alta concorrência. Posteriormente, na vida universitária, vemos que o conteúdo e as dificuldades são muito superiores ao que imaginávamos, e seguindo na prática profissional, já fomos devidamente alertados sobre as diversas abdicações que teremos que enfrentar e aceitar em prol do trabalho. No entanto, acredito que não há outra profissão que traga tanta recompensa como a Medicina. Estar diariamente lidando com o que o homem possui de mais valioso – a vida – significa extrema responsabilidade, mas além de tudo é também uma oportunidade de fazer o melhor, todos os dias, por alguém que necessite. Ou seja, podemos usar a nossa vocação como caminho para nos edificar enquanto seres humanos. Portanto, é exatamente ai que a Faculdade Dinâmica se insere. Aqui, além do ensino de qualidade, somos educados a conservar o que temos de mais precioso e que precisa ser colocado em prática na área médica: seres humanizados. Por isso, fazer parte dessa instituição é um privilégio.

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