Psicologia

A Psicologia é o campo da ciência que estuda os processos mentais e do comportamento humano, assim como suas alterações normais e patológicas, nos mais diversos ambientes e culturas.

O curso de graduação em Psicologia da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP) foi sonhado e preparado visando desenvolver as principais habilidades e competências que um profissional psicólogo necessitará para atuar profissionalmente com qualidade e eficiência em diferentes contextos profissionais.

O Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia foi cuidadosamente elaborado por um Núcleo Docente Estruturante composto por docentes experientes e altamente qualificados, visando formar profissionais capacitados e preparados para os desafios que encontrarão ao longo da vida profissional. O Projeto Pedagógico do curso passou por uma rigorosa avaliação in loco da comissão de avaliação do Ministério da Educação (MEC), a qual recomendou a autorização do curso, além de ter recebido parecer favorável pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

O curso de Psicologia da FADIP foi autorizado pelo MEC através da Portaria nº 570 de 22 de agosto de 2018, a qual foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nº 163, em 23 de agosto de 2018 e receberá sua primeira turma em fevereiro de 2019.

Contará com a excelência na Docência que já é tradição da FADIP, além da infraestrutura cada vez melhor da Faculdade Dinâmica: Laboratórios equipados, salas de aula organizadas, Biblioteca estruturada, Laboratório de Informática, Serviço de Psicologia Aplicada, entre muitas outras coisas.

O Curso de Graduação em Psicologia da Faculdade Dinâmica é estruturado em três eixos de formação distribuídos ao longo de 10 períodos (cinco anos) de curso:

  • Fundamentos Epistemológicos: Nesse eixo se encontram disciplinas básicas, nas quais o aluno aprenderá o que é a psicologia como ciência e profissão, seus fundamentos ético-históricos e as principais áreas de pesquisa e atuação que se inserem dentro da Psicologia, assim como os princípios metodológicos utilizados nas pesquisas em Psicologia.
  • Fenômenos e Teorias Psicológicas: Nesse eixo se encontram as disciplinas relacionadas ao estudo dos principais fenômenos e teorias dos processos mentais e do comportamento, desde os processos de desenvolvimento normais aos fenômenos e processos patológicos.
  • Práticas Profissionais: Nesse eixo o aluno terá a oportunidade de unir a teoria à prática supervisionada através dos estágios, que são distribuídos ao longo do curso, estando presentes desde o 5º período da graduação. Os estágios acontecem em diferentes áreas de atuação, visando uma formação ampla e possibilitando ao aluno conhecer várias áreas de atuação da psicologia.

O curso de Psicologia visa formar profissionais capacitados para operar nas mais diversas áreas de atuação da Psicologia, graças a uma formação com bases conceituais sólidas, capacidade crítica e ética para a atuação profissional e busca de novos conhecimentos. Além disso, o profissional de Psicologia deve estar apto a trabalhar em equipes multiprofissionais e nos mais diversos ambientes, sempre considerando a diversidade humana e a singularidade psíquica e social a partir das quais todo e cada sujeito humano se constitui.

O bacharel em Psicologia tem a opção de exercer sua atividade profissional em diferentes áreas de atuação. Além dos tradicionais Consultórios de Psicologia Clínica, os Psicólogos podem atuar em diversas áreas: em serviços de Saúde Mental, em serviços de Neurologia, em Hospitais, em Empresas, em Escolas, em Fóruns, em Serviços de Assistência Social, no Esporte, com Psicologia Social, com Avaliações Psicológicas, com Políticas Públicas, entre outras.

COORDENAÇÃO

Raquel Coelho Briggs de Albuquerque

Coordenadora

Currículo Lattes

A Professora Raquel Briggs é Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Mestre e Doutora em Pesquisa e Clínica Psicanalítica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A professora Raquel atua como pesquisadora e docente desde 2010 e leciona na Faculdade Dinâmica desde 2016 – onde trabalha com as disciplinas de Fundamentos de Saúde Mental I e II no Curso de Graduação em Medicina. Atualmente compõe o Banco Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis – Sinaes). Tem experiência profissional em Apoio Psicopedagógico, Avaliação Psicológica e Saúde Mental – tanto em CAPS quanto na Atenção Básica. Atua profissionalmente desde 2008 no atendimento clínico de crianças, adolescentes e adultos.

Preside o Núcleo Docente Estruturante do Curso de Psicologia, sendo responsável pela construção do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Psicologia da Faculdade Dinâmica.

CORPO DOCENTE

MATRIZ CURRICULAR

HORÁRIO DE AULA

Não há horário disponível

Notícias relacionadas ao curso

Ainda não há notícias cadastradas!

VER MAIS NOTÍCIAS

CHAMADAS E EDITAIS

VER TODOS

Não há depoimentos deste curso!

Fale com o Cordenador deste curso.

Ir para o topo