Psicologia – FADIP – Faculdade Dinâmica

Psicologia

A Psicologia é um campo da ciência e, também, uma profissão. Como ciência, estuda os processos mentais e do comportamento humano, assim como suas alterações normais e patológicas, nos mais diversos ambientes e culturas. Como profissão, a Psicologia se estende muito além da Psicologia Clínica. Apesar de os consultórios de psicologia serem os locais de trabalho mais conhecidos da população, é possível encontrar psicólogos trabalhando em muitas Instituições e desempenhando papeis muito diversos. São exemplos dessa diversidade de áreas de atuação, para além dos consultórios particulares:

  • Saúde Mental – serviços como os CAPS, NASF e Hospitais Psiquiátricos;
  • Psicologia Hospitalar – atuando em diferentes setores de Hospitais, através do acompanhamento de pacientes e familiares, trabalho de doação de órgãos, entre outros;
  • Psicologia do Trânsito – Clínicas de Trânsito, aplicando os famosos Testes Psicotécnicos;
  • Psicologia Social – atuando em diversos serviços ligados à Assistência Social, como os CRAS e CREAS;
  • Psicologia Jurídica – atuando em fóruns e auxiliando em diversas questões como adoção, alienação parental, perícia psicológicas, entre muitas outras;
  • Em Instituições como Presídios, Polícias – Civil e Militar – e Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica – atuando em diversas áreas, desde atendimento clínico até avaliações psicológicas para os mais diversos fins;
  • Psicologia Escolar – atuando em Escolas, desde o ensino infantil até o ensino superior;
  • Psicologia Organizacional – atuando em diferentes empresas com Recursos Humanos;
  • Psicologia do Esporte – em times esportivos
  • Avaliação e Reabilitação Neuropsicológicas – atuando em Serviços especializadas para diagnóstico e tratamento de enfermidades neuropsicológicas.
  • Entre muitas outras áreas.

O curso de Graduação em PSICOLOGIA da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP) foi sonhado e preparado visando desenvolver as principais habilidades e competências que um profissional psicólogo necessitará para atuar profissionalmente com qualidade e eficiência em diferentes contextos profissionais.

O curso de Psicologia foi autorizado pelo MEC através da Portaria nº570 de 22 de agosto de 2018, a qual foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nº 163, em 23 de agosto de 2018 e recebeu sua primeira turma em fevereiro de 2019. Conta com a excelência na docência que já é tradição da Faculdade Dinâmica, além da infraestrutura que cresce visivelmente a cada ano: Laboratórios equipados, Salas de aula organizadas e equipadas com data-show fixos, Biblioteca estruturada, Laboratórios de Informática, Núcleo de Apoio Psicopedagógico, entre outros.

Venha fazer parte de mais uma história de sucesso!

O Curso de Graduação em Psicologia da Faculdade Dinâmica é estruturado em seis eixos de formação, distribuídos ao longo de 10 períodos (cinco anos) de curso:

  • Fundamentos Epistemológicos e Históricos: Nesse eixo se encontram disciplinas básicas, nas quais o aluno aprenderá o que é a psicologia como ciência e profissão, seus fundamentos ético-históricos e as principais áreas de pesquisa e atuação que se inserem dentro da Psicologia, assim como os princípios metodológicos utilizados nas pesquisas em Psicologia.
  • Fundamentos Teórico-Metodológicos: Nas disciplinas que compõem esse eixo o aluno aprenderá as principais bases teóricas e metodológicas que orientam a prática profissional do psicólogo.
  • Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional: incluem disciplinas voltadas à investigação científica, assim como práticas emergentes em psicologia.
  • Fenômenos e Processos Psicológicos: Nesse eixo se encontram as disciplinas relacionadas ao estudo dos principais fenômenos e teorias dos processos mentais e do comportamento, desde os processos de desenvolvimento normais aos fenômenos e processos patológicos.
  • Políticas Públicas: São disciplinas voltadas ao estudo de políticas públicas essenciais à atuação profissional do psicólogo em diferentes áreas: saúde, escolar, assistência social, judicial, entre outras.

Práticas Profissionais: Nesse eixo o aluno terá a oportunidade de unir a teoria à prática supervisionada através dos estágios, que são distribuídos ao longo do curso, estando presentes desde o 3º período da graduação. Os estágios acontecem em diferentes áreas de atuação, visando uma formação ampla e possibilitando ao aluno conhecer várias áreas de atuação da psicologia. São divididos em básico e específico. O estágio básico acontece do 3º ao 8º período e o aluno circula por diferentes serviços e conhece diversas práticas profissionais. O estágio específico acontece no 9º e 10º período e é onde o aluno poderá escolher uma área de atuação da psicologia para aprofundar seus

O curso de PSICOLOGIA visa formar profissionais capacitados para operar nas mais diversas áreas de atuação da PSICOLOGIA, graças a uma formação com bases conceituais sólidas, capacidade crítica e ética para a atuação profissional, além da busca contínua de novos conhecimentos. Dessa maneira,  o profissional de PSICOLOGIA deve estar apto a trabalhar em equipes multiprofissionais e nos mais diversos ambientes, sempre considerando a diversidade humana e a singularidade psíquica e social a partir das quais todo e cada sujeito humano se constitui.

O bacharel em Psicologia tem a opção de exercer sua atividade profissional em diferentes áreas de atuação. Além dos tradicionais Consultórios de Psicologia Clínica, os PSICÓLOGOS podem atuar em diversas áreas: em serviços de Saúde Mental, em serviços de Neurologia, em Hospitais, em Empresas, em Escolas, em Fóruns, em Serviços de Assistência Social, em Equipes Esportivas, com Psicologia Social, com Avaliações Psicológicas, com Políticas Públicas, entre outras.

 

COORDENAÇÃO

Raquel Coelho Briggs de Albuquerque

Coordenadora

Currículo Lattes

A Professora Raquel Briggs é Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Mestre e Doutora em Pesquisa e Clínica Psicanalítica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A professora Raquel atua como pesquisadora e docente desde 2010 e leciona na Faculdade Dinâmica desde 2016 – onde trabalha com as disciplinas de Fundamentos de Saúde Mental I e II no Curso de Graduação em Medicina. Atualmente compõe o Banco Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis – Sinaes). Tem experiência profissional em Apoio Psicopedagógico, Avaliação Psicológica e Saúde Mental – tanto em CAPS quanto na Atenção Básica. Atua profissionalmente desde 2008 no atendimento clínico de crianças, adolescentes e adultos.

Preside o Núcleo Docente Estruturante do Curso de Psicologia, sendo responsável pela construção do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Psicologia da Faculdade Dinâmica.

CORPO DOCENTE

PROFESSOR FORMAÇÃO TITULAÇÃO REGIME DE TRABALHO LINK LATES
Bernardo Sollar Godoi Psicologia Mestre Horista LATTES
Cláudia Miranda Martins Direito Mestre Parcial LATTES
Emília Pio da Silva Fisioterapia Doutora Integral LATTES
Kamila Gabriela Jacob Ciências Econômicas Mestre Horista LATTES
Lindisley Ferreira Gomides Farmácia Doutora Integral LATTES
Luiz Gustavo Santos Cota História Doutor Parcial LATTES
Marcela Mansur Gomides Lima Psicologia Especialista Horista LATTES
Raquel Coelho Briggs de Albuquerque Psicologia Doutora Parcial LATTES
Renata Viana Gomide Psicologia Mestre Parcial LATTES
Sheila Augusta F.F. Salomé Psicologia Especialista Parcial LATTES
Valmir Euzébio da Silva Psicologia Especialista Parcial LATTES

MATRIZ CURRICULAR

CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H.
PSI-1001 Práticas Extensionistas I 36
PSI-501 Neurociências da Mente e do Comportamento 72
PSI-401 Psicologia do Desenvolvimento I 72
PSI-301 Metodologia da Pesquisa 36
PSI-103 Sistemas de Pensamento 72
PSI-102 História da Psicologia 72
PSI-101 Socioantropologia 36
CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H.
PSI-1002 Práticas Extensionistas II 36
PSI-402 Psicologia do Desenvolvimento II 72
PSI-303 Estatística Aplicada 72
PSI-302 Linguagem e Tecnologia da Comunicação 72
PSI-105 Bases Epistemológicas da Psicologia 72
PSI-104 Filosofia 72
CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H.
PSI-106 Fundamentos em Saúde Mental 72
PSI-1003 Práticas Extensionistas III 36
PSI-701 Estágio Básico I 72
PSI-601 Psicologia e Instituições 36
PSI-304 Relações Grupais e Dinâmicas de Grupo 72
PSI-404 Psicologia Social I 72
PSI-403 Processos de Ensino-Aprendizagem 72
CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H.
PSI-1004 Práticas Extensionistas IV 36
PSI-502 Gestão de Pessoas I 72
PSI-702 Estágio Básico II 72
PSI-406 Psicopatologia Descritiva 72
PSI-405 Psicologia Social II 72
PSI-202 Psicologia, Trabalho e Organizações 72
PSI-201 Teoria Psicanalítica I 72
CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H.
PSI-1005 Práticas Extensionistas V 36
PSI-503 Gestão de Pessoas II 72
PSI-703 Estágio Básico III 72
PSI-407 Sistemas de Classificação das Doenças Mentais – CID e DSM 72
PSI-305 Ética e Ética Profissional 72
PSI-203 Teoria Psicanalítica II 72
PSI-204 Análise Experimental do Comportamento 72
CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H.
PSI-408 Psicanalítica 72
PSI-1006 Práticas Extensionistas VI 36
PSI-307 Avaliações Psicológicas 72
PSI-704 Estágio Básico IV 72
PSI-306 Psicodiagnóstico 72
PSI-205 Psicometria 72
PSI-206 Análise Aplicada ao Comportamento 72
CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H.
PSI-1007 Práticas Extensionistas VII 72
PSI-705 Estágio Básico V 108
PSI-504 Psicologia Jurídica 36
PSI-411 Teorias Existenciais-Humanistas I 72
PSI-410 Teoria Cognitivo Comportamental I 72
PSI-308 Trabalho de Conclusão de Curso I 36
PSI-409 Clínica Psicanalítica II: Ética da Psicanálise 72
CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H.
PSI-1008 Práticas Extensionistas VIII 72
PSI-706 Estágio Básico VI 108
PSI-309 Práticas Emergentes 36
PSI-603 Psicologia, Educação e Inclusão 36
PSI-413 Teorias Existenciais-Humanistas II 72
PSI-412 Teoria Cognitivo Comportamental II 72
PSI-505 Psicofarmacologia 36
PSI-602 Epidemiologia e Políticas Públicas 72
CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H.
PSI-804 Tópicos Especiais em Clínica I 36
PSI-803 Clínica com Adolescentes 36
PSI-802 Clínica com Criança 36
PSI-801 Libras 36
PSI-1009 Práticas Extensionistas IX 72
PSI-707 Estágio Supervisionado Específico I 252
Tópicos Especiais IV 36
Tópicos Especiais III 36
Tópicos Especiais II 36
Tópicos Especiais I 36
CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H.
PSI-808 Tópicos Especiais em Clínica III 36
PSI-806 Psicologia e Sexualidade 36
PSI-1010 Práticas Extensionistas X 72
PSI-708 Estágio Supervisionado Específico II 252
PSI-310 Trabalho de Conclusão de Curso II 36
Tópicos Especiais VII 36
Tópicos Especiais VI 36
Tópicos Especiais V 36
CÓDIGOS UNIDADE DE ENSINO C.H.
PSI-709 Atividades Complementares 120

HORÁRIO DE AULA

HORA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
19:00 NEUROCIÊNCIAS DA MENTE E DO COMPORTAMENTO
Profª Lindsley
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
Profª Raquel
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
Profª Raquel
SOCIOANTROPOLOGIA
Prof. Luiz Gustavo
PSICOLOGIA DO DESENVOVIMENTO
Profª. Sheila
21:00 SISTEMAS DE PENSAMENTO
Prof. Rafael
NEUROCIÊNCIAS DA MENTE E DO COMPORTAMENTO
Profª Lindsley
PSICOLOGIA DO DESENVOVIMENTO
Profª. Sheila
METODOLOGIA DE PESQUISA
Profª. Viviane
SISTEMAS DE PENSAMENTO
Prof. Rafael
HORA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
18:45h às 20:25h PSI-302 Profª Marcela
PSI-105 Profª Raquel
PSI-402 Sheila PSI-303 Kamila PSI-104 Filosofia
NTERVALO - - - - -
20:40h às 22:20h PSI-105 Profª Raquel PSI-303 Kamila PSI-302 Profª Marcel PSI-104 Filosofia PSI-402 Sheila

Projetos do Curso

Ainda não há projetos cadastrados!

Notícias relacionadas ao curso

VER MAIS NOTÍCIAS
VER TODOS

Claucia Santos

Graduanda em Psicologia

Sou profissional, supervisora pedagógica com atuação na área da educação pública a 28 anos.  Voltar ao ambiente acadêmico para a segunda graduação, está sendo um desafio extremamente gratificante. Decidi estudar Psicologia a princípio por perceber a importância desse profissional para a educação.

Hoje, porém, ao começar o curso vejo o quanto essa decisão foi acertada, a Psicologia vai muito além do que se imagina, ela está em todos os lugares.

A maioria dos profissionais que se formam atuam em clínica, mas fora dela o leque é bem aberto e o mercado de trabalho está cada vez mais promissor. A psicologia está entre as profissões que se manterão no futuro!

Fale com o(a) Coordenador(a) deste curso.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Ir para o topo