Nossa História

A Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, localizada no município de Ponte Nova – Minas Gerais é uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular, credenciada pela Portaria nº. 1336, de 18 de julho de 2006, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 19 de julho de 2006 e recredenciada pela Portaria nº. 279, de 18 de abril de 2016, publicada no DOU em 19 de abril de 2016. A Faculdade é registrada no Ministério da Educação (MEC) sob o nº 2636.

Atualmente, possui em funcionamento sete cursos de graduação, em regime semestral: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina. O funcionamento dos cursos ocorre no período noturno, exceto para o Curso de Medicina, com funcionamento nos turnos matutino e vespertino.
O primeiro Curso de Graduação da Faculdade Dinâmica, o Curso Bacharelado em Direito, teve início de funcionamento em 06 de novembro de 2006, autorizado pela Portaria nº. 1336, de 18 de julho de 2006, e reconhecido pela Portaria nº. 39, de 19 de abril de 2012, publicada no Diário Oficial da União em 20 de abril de 2012. O processo de renovação de reconhecimento do Curso está registrado no e-MEC sob o nº 201402462. O credenciamento da Instituição e a autorização do curso de Direito ocorreram simultaneamente.

Em 06 de fevereiro de 2009 foi autorizado o segundo curso da IES, Bacharelado em Farmácia, pela Portaria n°. 174, publicada no Diário Oficial da União em 10 de fevereiro de 2009, cujo funcionamento teve início em 04 de março de 2009 e reconhecimento pela Portaria nº. 39, de 14 de fevereiro de 2013, publicada no Diário Oficial da União em 15 de fevereiro de 2013. Encontra-se em processo de renovação de reconhecimento, sob o número 201504032.
Em 2011, o Curso Bacharelado em Enfermagem passou a integrar os cursos da Faculdade, autorizado pela Portaria nº. 139, de 13 de janeiro de 2011, publicada no Diário Oficial da União em 17 de janeiro de 2011, e com início de funcionamento em 07 de fevereiro de 2011. Encontra-se em fase de reconhecimento de curso, inscrito no processo nº 201403492.

Em 2013, dois novos cursos passaram a integrar as atividades acadêmicas da Faculdade Dinâmica: o Curso Bacharelado em Administração, autorizado pela Portaria nº. 169, de 13 de setembro de 2012, publicada no Diário Oficial da União em 14 de setembro de 2012, com início de funcionamento em 04 de fevereiro de 2013 e reconhecimento pela Portaria nº. 250 de 30 de junho de 2016, publicada no DOU em 01 de julho de 2016. O Curso de Ciências Contábeis, autorizado pela Portaria nº 246, de 31 de maio de 2013, publicada no Diário Oficial da União em 03 de junho de 2013, com início das atividades em 30 de julho de 2013, encontra-se em processo de reconhecimento, protocolado no sistema e-MEC sob o número 201505815.

Em 2014, dois novos cursos passaram a integrar as opções da Faculdade Dinâmica: o curso Bacharelado em Fisioterapia, autorizado pela Portaria nº 602, de 29 de outubro de 2014, publicada no Diário Oficial da União em 30 de outubro de 2014 e o curso Bacharelado em Educação Física, autorizado pela Portaria nº 603, de 29 de outubro de 2014, publicada no Diário Oficial da União em 30 de outubro de 2014. O curso de Fisioterapia teve seu funcionamento iniciado em 02 de fevereiro de 2015. O Curso de Educação Física não teve suas atividades iniciadas em função de baixa demanda para abertura de turmas.

Em 2015 foi autorizado o curso de Bacharelado em Medicina pela Portaria nº. 302, de 15 de abril de 2015, publicada no Diário Oficial da União em 16 de abril de 2015, com início de funcionamento em 03 de agosto de 2015.

A qualidade dos cursos da Faculdade Dinâmica tem sido avaliada por meio de procedimentos internos e externos e tem demonstrado resultados satisfatórios nesses processos. O Índice Geral de Cursos (IGC) referente aos indicadores de qualidade da educação superior nos anos de 2012, 2013 e 2014 é 4 (quatro). O conceito de curso (CC) e o conceito preliminar de curso (CPC) de Direito também é 4 (quatro). Os cursos de Farmácia e Enfermagem possuem CC 3 (três) e Administração, Ciências Contábeis e Medicina 4 (quatro). Os cursos de Educação Física e Fisioterapia não possuem Conceito de Curso em função de dispensa de visita in loco em processo de autorização, tendo em vista a oferta de cursos específicos em grupos correlatos às Ciências da Saúde (Farmácia e Enfermagem).

A Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga é mantida pela pessoa jurídica Sociedade Educacional Superior de Ponte Nova S/C Ltda (SESP), instituída aos 25 dias do mês de junho de 2002, conforme Contrato Social registrado no livro no A-11, fls. nº 081, nº de ordem 861, protocolado em 26 de junho de 2002, sob o nº 9609, do Cartório Mauro Ribeiro de Registro de Protestos, Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas da Comarca de Ponte Nova, Estado de Minas Gerais. Atualmente, a SESP tem como objeto social a exploração e a manutenção de escolas de ensino superior, pós-graduação, cursos de extensão e atividades de pesquisa e extensão equivalentes; a exploração e a manutenção da atividade de educação profissional de nível técnico e geral.

A Faculdade

A Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga foi criada com o compromisso de exercer uma função social de extrema importância dentro do contexto populacional a que serve. Sua unidade, localizada na cidade de Ponte Nova, abarca de forma centralizada uma série de municípios que com distâncias aproximadas de até 80 quilômetros, totalizam mais de 400.000 habitantes.

Nesse contexto, os estudantes da Instituição de Ensino Superior (IES) fluem de dezenas de cidades da Zona da Mata que se dirigem a Ponte Nova em busca de formação no ensino superior. Nesse aspecto reside a responsabilidade da IES em responder às expectativas desses alunos, com um ensino de qualidade, cumprindo assim a função social a que se destina.

Faz parte da função social da Faculdade, o compromisso com a construção e difusão do saber, assim como a formação ética dos egressos, aliando construção do saber e cidadania, objetivando uma sociedade mais justa e mais humana. A IES, no exercício de suas funções como entidade de ensino superior é uma Instituição aberta às comunidades a que atende, por meio de parcerias e participações com entidades públicas e privadas na busca de soluções para os problemas sociais da região.

Para atingir os objetivos propostos, a Faculdade Dinâmica além de suas adequadas instalações e equipamentos modernos, preocupa-se em formar um corpo docente e técnico administrativo de alta qualidade técnica e profissional, capaz de exercitar na teoria e na prática, uma educação transformadora, comprometida com a formação dos estudantes e com o desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural da vasta região em que está localizada.

Missão e Objetivos

Missão

Formar pessoas e transformar a sociedade por meio da educação.

Visão

Ser uma instituição sustentável, reconhecida pela excelência em educação e referência na formação de pessoas.

Princípios e Valores

  • Respeito à Vida e à Diversidade;
  • Promoção da Inclusão e da Justiça social;
  • Ética e Humanização como pilares de nossas ações;
  • Busca constante pela Inovação;
  • Foco na Sustentabilidade ambiental, social e econômica;
  • Valorização de quem promove a educação e a cultura;
  • Compromisso em Formar Pessoas.

Organograma

Congregação

Conselho de
Ensino, Pesquisa
e Extensão

Assessoria de
Planejamento de
Gestão

Procuradoria/
Pesquisa
Institucional

Comnissão
Própria de
Avaliação

Assessoria
Contábil/
Auditoria

Ouvidoria

Assessoria de
Marketing e
Comunicação

Tecnologia de
Informação e
Comunicação

Assessoria
Jurídica

Conselho de
Acompanhamento
(FIES/PROUNI)

Secretaria
Acadêmica

Biblioteca

Laboratórios
Saúde

Laboratório de
Informática

Núcleo de Apoio
aos Cursos
NAC

COORDENAÇÃO
DOS CURSOS
DE GRADUAÇÃO
COORDENAÇÃO
DE EXTENSÃO
E CULTURA

NAP
Núcleo de Apoio
Psicopedagógico

NAI
Núcleo de
Assessibilidade
e Inclusão

NAADH
Núcleo de Direitos
Humanos e Ações
Afirmativas

Contas a Receber

Contas a Pagar

Controladoria

Suprimentos

Patrimônio

Recepção/
Portaria

Serviços Gerais

Copa

Obras e
Manutenção

Departamento
Pessoal

Seleção e
Recrutamento

Treinamento e
Desenvolvimento

Cargos, Salários
e Benefícios

Direção

Direção

A Direção da Faculdade Dinâmica exerce a gestão das atividades pedagógicas e administrativas, por meio de um espírito de flexibilidade primando pela importância do diálogo no processo de aperfeiçoamento e na busca de metas de excelência educacional.

Mantenedora

A Faculdade Dinâmica é mantida pela Sociedade Educacional Superior de Ponte Nova Ltda – SESP, cujos administradores têm sólida formação acadêmica e administrativa e são oriundos do município de Ponte Nova e cidades circunvizinhas.

Representantes Institucionais

REPREESENTANTES CARGO
José Cláudio Maciel de Oliveira  Diretor Geral
Maria das Graças Lopes Procurador e Pesquisador Institucional
Leilson Soares Viana Vice Diretor – Diretor Acadêmico
 Coordenador do Curso de Direito
Juliana Hipólito Pessotti Coordenadora do Curso de Farmácia
Vanessa Alves da Silva Coordenadora do Curso de Enfermagem
Priscilla Bianchi Couto  Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis
Marcelo Henrique de Mello Coordenador Adjunto do Curso de Ciências Contábeis
Wânia Cândida da Silva Coordenadora do Curso de Administração
 Jocimar Avelar Martins Coordenadora do Curso de Fisioterapia
Francely de Castro e Souza Assistente de Coordenação do Curso de Fisioterapia
Rodrigo Siqueira Batista Equipe de Coordenação do Curso de Medicina
Sávio Lana Siqueira
Maria Eliza de Castro Moreira Coordenadora do Curso de Nutrição

Coordenação Pedagógica

A coordenação pedagógica da Faculdade Dinâmica é exercida por aqueles que se envolvem diretamente com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, na condução dos cursos de graduação.

MEMBROS DA EQUIPE
Bárbara Lima Giardini Orientadora Pedagógica
Cláudia Miranda Martins Pedagoga
Francely de Castro e Souza Assistente de Coordenação do Curso de Fisioterapia
Gisele Graciano de Oliveira Núcleo de Apoio aos Cursos
Jocimar Avelar Martins Coordenadora do Curso de Fisioterapia
Juliana Hipólito Pessotti Coordenadora do Curso de Farmácia
Leilson Soares Viana Diretor Acadêmico e Coordenador do Curso de Direito
Marcela Toledo Duarte Coordenadora de Extensão e Cultura
Marcelo Henrique de Mello Coordenador Adjunto do Curso de Ciências Contábeis
Maria Eliza de Castro Moreira Coordenadora do Curso de Nutrição
Lorena Souza e Silva Coordenadora de Pesquisa
Rodrigo Siqueira Batista Membro da Coordenação do Curso de Medicina
Sávio Lana Siqueira Membro da Coordenação do Curso de Medicina
Vanessa Alves da Silva Coordenadora do Curso de Enfermagem
Priscilla Bianchi Couto Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis
Vicente Batista Lima Júnior Núcleo de Apoio aos Cursos
Wânia Cândida da Silva Coordenadora do Curso de Administração
Wagner Luiz Tavares Gomides Pedagogo

Comissão Própria de Avaliação - CPA

A Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Dinâmica foi definida como a Unidade que tem a responsabilidade de coordenar a execução do processo de autoavaliação institucional. A avaliação interna é todo o processo que a Faculdade empreende na direção da autorreflexão sobre suas finalidades, seus processos educacionais e seus resultados, dentro de suas características peculiares.

Por meio da avaliação são identificados os avanços e as dificuldades no plano pedagógico e administrativo, e é estabelecido um processo contínuo para alcançar o aprimoramento das ações educacionais desejadas na Instituição.

Os resultados apurados nas avaliações refletem a visão dos discentes, docentes e técnicos – administrativos sobre a realidade educacional da Faculdade Dinâmica. Estes são incorporados ao planejamento da IES, com vistas a atender às solicitações e expectativas da comunidade acadêmica e contribuir sempre para a melhoria da qualidade da educação.

A composição da CPA da Faculdade Dinâmica obedece ao disposto no artigo 11 da Lei nº 10.864/2004, com cadastramento no INEP e, contempla os diversos segmentos que se relacionam com a vivência institucional, como se observa na relação de membros da CPA em 2017, a seguir:

MEMBROS DA CPA
Wânia Candida da Silva Coordenação da CPA e do Curso de Administração
Priscilla Bianchi Couto Coordenação do Curso de Ciências Contábeis
Leilson Soares Viana Coordenação do Curso de Direito
Vanessa Alves da Silva Coordenadora do Curso de Enfermagem
Juliana Hipólito Pessotti Coordenação do Curso de Farmácia
Jocimar Avelar Martins Coordenação do Curso de Fisioterapia
Maria Eliza de Castro Moreira Coordenação do Curso de Nutrição
Rodrigo Siqueira Batista Coordenação do Curso de Medicina
Marcela Aparecida Toledo Milagres Duarte Representante Docente do Curso de Administração
Marcelo Henrique de Melo Representante Docente do Curso de Ciências Contábeis
Luciana Maroca de Avelar Viana Representante Docente do Curso de Direito
Junia Leonne Dourado de Almeida Lima Representante Docente do Curso de Enfermagem
Josiana Tavares Silva Representante Docente do Curso de Farmácia
Lindisley Ferreira Gomides Representante Docente do Curso de Fisioterapia
Marcelo de Paula Lima Representante Docente do Curso de Medicina
Maria Isabel Cristina Batista Mayrink Representante Docente do Curso de Nutrição
Bruna Isabella Ferreira Peixoto Representante Discente do Curso de Administração
Lavínia Maria Magalhães Campos Representante Discente do Curso de Ciências Contábeis
Milena Drumond Ferreira  Representante Discente do Curso de Direito
Aline Kelly Valadares Representante Discente do Curso de Enfermagem
Pedro Esperidião Pereira Representante Discente do Curso de Farmácia
Felipe Silva Ishikawa Representante Discente do Curso de Fisioterapia
Maria Alexandra de Carvalho Meireles Representante Discente do Curso de Medicina
Taynnara Soraia Dias Lima Representante Discente do Curso de Nutrição
Gisele Graciano de Oliveira Representante do Corpo Técnico-Administrativo
Wellington Cardoso de Paula Representante do Corpo Técnico-Administrativo
Marcos Vital Duarte Representante da Sociedade Civil
Wagner Adriano Ferreira Representante da Sociedade Civil

E-mail da CPA: cpa@faculdadedinamica.com.br

Síntese Resultados CPA - Ano Base 2016

Relatório Integral de Autoavaliação - Ano Base 2017

Ir para o topo