Laboratórios – FADIP – Faculdade Dinâmica

Laboratório de Anatomia e Fisiologia Humana

Tem como objetivo permitir aos estudantes a identificação e a constituição morfológica do corpo humano, bem como o reconhecimento das estruturas anatômicas e localização de órgãos e sistemas orgânicos. O laboratório dispõe de peças acrílicas e de todos os sistemas humanos.

Laboratório Multidisciplinar I

Tem como objetivo o ensino, pesquisa (iniciação científica) e extensão; permite aos estudantes reconhecerem e aplicarem os conhecimentos da Biologia celular, Parasitologia, Microbiologia e Histologia.

Laboratório Multidisciplinar II

Tem como o objetivo o ensino, pesquisa (iniciação científica) e extensão; permite aos estudantes reconhecerem e aplicarem os conhecimentos Bioquímica e farmacologia.

Laboratório Multidisciplinar III

Tem como objetivo proporcionar aos alunos o reconhecimento das práticas de semiologia e semiotécnica voltadas para a assistência à saúde da mulher, da criança e do adolescente.

Laboratório Multidisciplinar IV

Tem como objetivo proporcionar aos alunos o reconhecimento das práticas de semiologia e semiotécnica voltadas para a assistência à saúde do adulto e do idoso, bem como da urgência e emergência e dos cuidados intensivos.

Laboratório de Informática

O Laboratório de Informática (LABINFO) da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga possui espaço amplo e moderno que atende as mais variadas demandas dos cursos de Graduação e Pós-Graduação oferecidos pela instituição. Esse espaço serve de aporte às atividades que envolva a utilização de recursos computacionais no ensino-aprendizagem dos nossos discentes / docentes.

Laboratório de Desempenho Funcional

O Laboratório de Desempenho Funcional está vinculado ao Curso de Fisioterapia com o objetivo geral de permitir a execução das práticas pelos alunos do curso,  com vistas à aquisição de conhecimentos das especialidades da Fisioterapia reconhecidas pelo COFFITO, que  complementam a teoria e integram disciplinas afins. É utilizado para a realização de aulas práticas das diversas disciplinas da estrutura curricular do curso, cada qual com seus respectivos dispositivos e equipamentos. Assim, de forma geral, utilizam-se macas, tatames, lousa, projetor multimídia, esqueleto sintético, eletromiógrafo e célula de carga; e especificamente, recursos eletrotermofototerapêuticos, instrumentos de avaliação respiratória, recursos cardiorrespiratórios, simulador dos efeitos do envelhecimento,  aparelhos de Pilates, recursos cinesioterapêuticos e biomecânicos, dentre outros.

Laboratório de Nutrição e Dietética

O Laboratório de Nutrição e Dietética permiti atividades práticas em que o aluno visualize as transformações físicas e químicas dos alimentos mediante processos de pré-preparo e preparo, além de permitir a reflexão sobre as alterações nutricionais e sensoriais nos alimentos, execução de análise sensorial de alimentos e preparações, execução das boas práticas de fabricação de alimentos. Ademais, proporciona circunstâncias para a realização do cálculo de valor nutricional, rendimento e custo de preparações, controle de qualidade, elaboração de cardápios e preparações, gestão de dietas modificadas e especiais e, por fim, possibilita a escolha das técnicas adequadas da seleção à distribuição do alimento.

Saúde da Criança e da Mulher

O Laboratório de Simulação Realística e Treinamento de Habilidades em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (SMCA) é um espaço que oferece estrutura para o treinamento dos diferentes aspectos envolvidos na saúde da mulher, não grávida e grávida, como as práticas de simulação de exame das mamas, exame ginecológico, exame pré-natal (incluindo realização das manobras de Leopold), auxílio ao parto; também proporciona o treinamento de habilidades em saúde da criança e do adolescente, desde a realização de assistência ao recém-nascido, como a realização de manobras de ressuscitação, como também puericultura e consultas de acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento da criança até a adolescência

Saúde do Adulto e do Idoso

O Laboratório de Simulação Realística e Treinamento de Habilidades em Saúde do Adulto e do Idoso (SRSAI) tem como objetivo permitir a adequada preparação dos alunos para realizar o melhor cuidado com o paciente adulto e idoso, com a possibilidade de realizar treinamentos em habilidades clínicas diversas envolvendo esses pacientes, com manequins que proporcionam realizar simulações de exames de otoscopia, oftalmoscopia, exame da genitália masculina, de toque retal, o cuidado com o paciente acamado, dentre outros.

Serviço de Psicologia Aplicada – SPA

Tem como objetivo permitir aos estudantes o contato e a prática dos serviços de Psicologia. O estudante realizará atividades de triagem das questões psicossociais, avaliações psicológicas e atendimentos psicoterapêutico a individuais. O laboratório dispõe de todos os materiais necessários para a prática, como testes psicológicos, escalas e questionários, além de uma mobília que oferece conforto para os pacientes durante o processo.

Técnico Operatório

As aulas de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental são ministradas por professores especialistas em Cirurgia, devidamente acompanhado pelos Técnicos dos Laboratórios e por um Médico Veterinário (membro da CEUA), pois, para a realização das cirurgias, são utilizados animais vivos (suínos de pequeno porte) como modelo. As atividades práticas no Centro de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental permitem aos alunos desenvolverem habilidades específicas para as atividades cirúrgicas durante a vida profissional, como a paramentação de forma correta, a instrumentação cirúrgica, a sedação e analgesia do paciente e a simulação de situações emergenciais que encontrarão na prática profissional, uma vez que as aulas utilizam animais vivos.

Urgência e Emergência

O Laboratório de Simulação Realística e Treinamento de Habilidades em Urgência, Emergência, Trauma e Medicina Intensiva (SRUET) foi desenvolvido para que os estudantes tenham a oportunidade de praticar as habilidades envolvidas nos cuidados de urgência e emergência, desenvolver as habilidades envolvidas na punção lombar, drenagem torácica, aperfeiçoar as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (básicas e avançadas), treinar a abordagem aos pacientes politraumatizados, a realização de curativos, soroterapia, praticar os passos da intubação orotraqueal e da punção venosa periférica e central, bem como simular um atendimento em equipe ao paciente em um ambiente hospitalar nos cenários variados envolvidos na urgência e emergência.

Documentos Laboratórios

CONTROLE EMPRÉSTIMO

MANUAL DE ROTINAS LABORATÓRIOS

REQUISIÇÃO DE COMPRA DE MATERIAL PARA AULAS PRÁTICAS NOS LABORATÓRIOS DE ENSINO

REQUISIÇÃO DE MATERIAL PARA AULA PRÁTICA

REQUISIÇÃO DE MATERIAL PARA ESTUDO EM GRUPO

REQUISIÇÃO PARA ATIVIDADES EXTRACLASSE

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support