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Saiba um pouco mais sobre o nosso Mestrado Profissional

O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA)

O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA) é um curso de Pós-Graduação Stricto Sensu recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e que visa o desenvolvimento de estudos ligados a diferentes áreas do conhecimento, que tenham como objeto a reflexão sobre a construção do conhecimento, em espaços formais e não-formais de ensino e aprendizagem, e que proporcionem não apenas o aperfeiçoamento profissional de seus mestrandos, mas, também, a apresentação de questionamentos e soluções mais abrangentes e ligadas às atuais demandas da sociedade. Nesse sentido, o curso visa discutir as práticas de ressignificação do conhecimento, tanto aquelas relacionadas às Ciências da Saúde, bem como à ampla e complexa definição do conceito de Ambiente, desde o ponto de vista ecológico, até aquele referente à sua construção humana, sob diferentes entendimentos (políticos, históricos, geográficos, sociológicos, culturais e filosóficos).

Linhas de pesquisa:

1) Conceitos, teorias e métodos de ensino-aprendizagem de ciências da saúde e do ambiente

2) Políticas públicas integradas e ensino de ciências da saúde e do ambiente

Duração: 02 anos (24 meses)

Vagas Remanescentes: 11

Área de Concentração:

O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente tem sua proposta calcada nos pilares da área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES), especialmente no que tange ao seu caráter multidisciplinar, constituindo-se como lócus de encontro, compartilhamento e produção de “conhecimento pedagógico do conteúdo”, em toda sua diversidade epistemológica e metodológica. A proposta se apresenta como possibilidade de diálogo ativo entre diferentes áreas do conhecimento, quer seja das chamadas Ciências da Saúde ou aquelas que lidam diretamente com os polissêmicos ditames do Ambiente, possibilitando a construção de conhecimentos e práticas pedagógicas, nos espaços formais (Escolas e Instituições de Ensino Superior) ou informais (Unidades Básicas de Saúde, ONG’s, entre outras) de ensino e aprendizagem, que proporcionem não apenas o aperfeiçoamento profissional de seus mestrandos e docentes, mas a apresentação de questões e soluções mais abrangentes e organicamente ligadas às demandas de nossa sociedade.

De um lado, tal proposta objetiva ainda colaborar para o contínuo processo de universalização e aprimoramento da Educação Básica, bem como para a expansão da Educação Superior, cumprindo o estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1997) no que se refere à formação e à capacitação de profissionais de ensino, além do desenvolvimento de pesquisas pedagógicas e o desenvolvimento de atividades (de extensão e pesquisa) que aproximem a Academia do chão de Escola. Em outra via, se apresenta como possibilidade de colaborar para o contínuo processo de universalização do acesso à saúde através do aperfeiçoamento dos profissionais da área em atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), tal conforme preconiza a Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988) e na Lei Orgânica da Saúde (BRASIL, 1990).

No que se refere às Ciências da Saúde, como aludido acima, o programa se apresentará como oportunidade de oferecer à miríade de profissionais desta área a possibilidade de ampliarem e aperfeiçoarem sua formação, especialmente no que diz respeito ao atendimento de demandas sociais e ações de educação não-formais desenvolvidas no SUS, levando em conta a dimensão biopsicossocial dos conceitos de saúde e doença (MENDES; VIANNA, 2001) bem como a importância de projetos de Educação Permanente em Saúde (BRASIL, 2009).

Já no que tange às multiplicidades abarcadas no conceito de Ambiente, é necessário destacar que a grande amplitude que recebeu nas últimas décadas, deixando de ser associado exclusivamente às questões das Ciências Naturais, especialmente em relação às pesquisas dos sistemas naturais. O conceito de Ambiente aqui tratado se apresenta como fruto de um processo de amplificação para além do sentido ecológico do termo, tendo abarcado a interferência humana na natureza e suas consequências como ingrediente indispensável, ingrediente este responsável direto e/ou indireto pelo desencadeamento de uma miríade de processos sociais e de saúde/doença. Dessa forma, trata-se de uma concepção biossociocultural do conceito, entendendo-o “em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade” (BRASIL, 1999). Tal perspectiva permite, portanto, que diferentes áreas possam se embrenhar nas discussões atinentes ao campo, desde as Ciências da Saúde àquelas que compõem as Ciências Humanas e Sociais, tais como a Geografia, a História, a Antropologia, a Sociologia, entre outras.

Linhas de Pesquisa

1) Conceitos, teorias e métodos de ensino-aprendizagem de ciências da saúde e do ambiente

A linha de pesquisa abrange o desenvolvimento de investigações centradas nos conceitos, nas teorias e nos métodos de ensino-aprendizagem das ciências da saúde e do ambiente – em articulação com as ciências humanas, sociais, exatas e da natureza –, propostos para ações educativas nos espaços formais e não-formais em diferentes instituições. Aborda questões relativas à construção do conhecimento, à relação teoria e prática, às práticas profissionais em diferentes contextos educativos, às tecnologias de informação e comunicação, à relação entre educação básica e superior. A formação do professor, tema inerente às questões de interesse do curso, também é objeto de estudo desta linha, em seus aspectos históricos, políticos, sociais, culturais e ambientais.

2) Políticas públicas integradas e ensino de ciências da saúde e do ambiente

O objeto de estudo desta linha de pesquisa abrange as políticas públicas integradas, enfocando especialmente o campo do ensino das ciências da saúde e do ambiente, em articulação com as ciências humanas, sociais, exatas e da natureza. Investiga temas relativos tanto às ações do Estado brasileiro quanto das organizações e movimentos sociais com a educação, a saúde e o ambiente, tendo em vista os processos de formulação, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas (PP). Busca compreender as relações complexas entre os diferentes atores e contribuir para a construção de instrumentos de planejamento e gestão das PPs.

Editais

PROCESSO DE SELEÇÃO ABRIL/2017

EDITAL Nº 01 DE 24/04/2017

EDITAL 01
EDITAL 02 – RETIFICANDO EDITAL 01
RESULTADO DO PRÉ-PROJETO DE PESQUISA
Resultado da Prova de Língua Inglesa
Cronograma de Entrevista
Resultado da Entrevista
RESULTADO FINAL
DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS

PROCESSO DE SELEÇÃO JUNHO/2017 (VAGAS OCIOSAS)

EDITAL Nº 03 DE 19/06/2017

EDITAL 03 – VAGAS OCIOSAS
RESULTADO DAS CANDIDATURAS HOMOLOGADAS
RESULTADO DA PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO
RESULTADO DO PRÉ-PROJETO DE PESQUISA
RESULTADO DA PROVA DE LÍNGUA INGLESA
CRONOGRAMA DE ENTREVISTA
RESULTADO DA ENTREVISTA
RESULTADO FINAL

Seleção e Matrícula

  • Inscrições para o processo seletivo: 19 de junho a 05 de julho de 2017
  • Homologação das inscrições: 06 de julho de 2017
  • Prova escrita de conhecimento específico e de exame de proficiência em língua estrangeira (Língua Inglesa): 08 de julho de 2017
  • Divulgação do resultado da prova escrita: 12 de julho de 2017
  • Divulgação do resultado do pré-projeto: 15 de julho de 2017
  • Divulgação do resultado da prova de inglês: 16 de julho de 2017
  • Entrevista: 17 de julho de 2017
  • Resultado Final: 21 de julho de 2017
  • Matrícula: 24 a 28 de julho de 2017
  • Início das aulas: 11 e 12 de agosto de 2017
Luiz Gustavo Santos Cota
Luiz Gustavo Santos CotaCoordenador
Lúcia Meirelles Lobão
Lúcia Meirelles LobãoVice-Coordenadora

RELAÇÃO DE DOCENTES
NOME/INSTITUIÇÃO GRADUAÇÃO DOUTORADO LATTES
Dra. Bárbara Lima Giardini (FADIP) Pedagogia Educação (UFJF) LATTES
Dra. Cássia do Carmo P. Fernandes (IFMG) Pedagogia Educação (UFJF) LATTES
Dr. Leonardo de Paiva Barbosa (IFMG) Ciências Biológicas Microbiologia Agrícola (UFLA) LATTES
Dra. Lindisley Ferreira Gomides (FADIP) Farmácia Biologia Celular (UFMG) LATTES
Dra. Lorena Souza e Silva (FADIP) Ciências Biológicas Ciências Biológicas (UFOP) LATTES
Dra. Lúcia Meirelles Lobão (FADIP) Ciências Biológicas Ecologia (UFRJ) LATTES
Dr. Luiz Gustavo Santos Cota (FADIP) História História Social (UFF) LATTES
Dra. Marli do Carmo Cupertino (FADIP) Medicina Veterinária Biologia Celular e Estrutural (UFV) LATTES
Dra. Pollyanna Álvaro Spósito (FADIP) Farmácia Ciências Farmacêuticas (UFOP) LATTES
Dr. Rodrigo Siqueira Batista (UFV e FADIP) Medicina e Filosofia Ciências (FIOCRUZ) LATTES
Dr. Sávio Lana Siqueira (UFOP e FADIP) Medicina Medicina / Cirurgia (UFMG) LATTES
Dra. Tânia Toledo de Oliveira (FADIP e UFV) Química Ciências (UFV) LATTES

O Mestrado Profissional será oferecido às sextas-feiras (tarde e noite) e sábados (manhã e tarde), sendo obrigatória a frequência de no mínimo 75% da carga horária de cada disciplina. Para complementar a carga horária presencial, o curso utilizará o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, com a disponibilização de textos, biblioteca virtual, videoteca, fóruns de discussão, entrega e realização de parte das atividades avaliativas, bem como divulgação de notícias.

O conjunto de disciplinas a ser cursado se organiza em quatro núcleos, a saber:

1) Núcleo Comum

composto por cinco disciplinas obrigatórias e três optativas, onde o estudante deverá cumprir no mínimo 12 créditos;

2) Núcleo Práticas Transversais de Saúde e Ambiente

onde o estudante deverá integralizar 6 créditos em três disciplinas obrigatórias de Práticas Supervisionadas e Atividades Complementares;

3) Núcleo Dissertação de Mestrado

que se constitui em duas disciplinas para a produção da dissertação/produto, em que o estudante deverá cumprir 08 créditos, sendo, em casos excepcionais de prorrogação de prazo de defesa, ofertada a disciplina “Dissertação de Mestrado III”;

4) Núcleo Específico

compreendendo quatro disciplinas obrigatórias e oito optativas, organizadas por linhas de pesquisa, onde o estudante deverá cumprir no mínimo 10 créditos.

Para concluir o curso, o mestrando deverá cumprir 36 créditos, além da aprovação da dissertação pela banca avaliadora. A integralização do PROCISA deve ocorrer em até dois anos (prorrogável, em casos especiais avaliados pelo Colegiado, por mais seis meses) e, ao final, defesa de uma dissertação de mestrado, a qual consistirá num relato teórico-prático sobre a elaboração e validação de um produto educacional inovador do ponto de vista social.

A Faculdade Dinâmica

A Faculdade Dinâmica é uma renomada instituição de ensino superior, instalada em Ponte Nova/MG, que acredita na educação como um projeto de todos e para todos. Sua missão institucional revela a grandeza de seus ideais, sua forma de ver a educação, à responsabilidade em formar seus estudantes e sua conduta sempre pautada em preceitos éticos, científicos e humanísticos.

Compromissada com a formação das pessoas e o crescimento da sociedade, a Faculdade Dinâmica oferece os cursos: administração, ciências contábeis, direito, enfermagem, farmácia, fisioterapia e medicina. Com excelentes resultados em seu desempenho, alcançou na avaliação do MEC, numa escala de 1 a 5, a excepcional nota 4.

Localização

A cidade de Ponte Nova está localizada, estrategicamente, a 180 km de Belo Horizonte e com fácil acesso a outras capitais, possui cerca de 60 mil habitantes. Abriga, atualmente, um centro comercial fortalecido, grandes indústrias e atacadistas e importante produção agropecuária. Uma cidade em pleno desenvolvimento, tipicamente mineira, com seus monumentos históricos, mas com o olhar vislumbrando o futuro. Suas ruas tranquilas, trânsito leve, pessoas hospitaleiras e o clima agradável das Minas Gerais atraem interessados de todo país.

Mais Informações

Horário de funcionamento da Secretaria (atendimento externo):

2ª a 6ª feira: de 14h às 17h.

coordprocisa@faculdadedinamica.com.br

secretariaprocisa@faculdadedinamica.com.br

Fones +55 (31) 3817-2010 / 3817-4441

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