Notícias

Acadêmicos de Ciências Contábeis promovem debate sobre a PEC 45/2019 da Reforma tributária

Atualziado em 13 de setembro de 2019

Foi realizado no dia 12/09, no Centro de Metodologias ativas, da Faculdade Dinâmica o debate sobre a PEC 45/2019 da Reforma tributária, por iniciativa dos alunos da Disciplina de Contabilidade Tributária (6º período do curso de Ciências Contábeis). A atividade foi coordenada pelo professor Marcelo Henrique Mello.

O debate teve a finalidade apresentar a PEC 45, trazendo pontos que acarretariam, caso fosse aprovada uma simplificação e unificação dos tributos sobre o consumo e outras tantas mudanças do complexo Sistema Tributário Nacional.
Para isso, os alunos convidaram expositores com temas convergentes à reforma tributária, suscitando e fomentando assim, a discussão que transcorreu após as apresentações.
Além da participação dos alunos de Ciências Contábeis e de Direito, o evento também contou com a participação de egressos dos cursos dos respectivos cursos, além de profissionais e professores da nossa região de Ponte Nova/MG.
Os seguintes temas foram proferidos pelos palestrantes:
– Agenda da PEC 45/2019 que tramita na câmara e outras que tramitam em paralelo – por Joyce Domingues.
– “Aspectos jurídicos do Sistema Tributário Brasileiro e a PEC 45/2019” – por Rosa Torres.
– “A guerra fiscal, a unificação dos impostos e o fundo do ICMS”  – por Rafael Fonseca
“Os impactos da Reforma Tributária no Cenário Econômico Brasileiro” – por Victor Guimarães Martins.

A iniciativa foi um sucesso! Porém,  há muito a se esperar de outras propostas apresentadas, principalmente a do Governo Federal.

É necessário que a nação se vire para essa importante mudança no complexo e oneroso sistema tributário brasileiro para que empresas, contribuintes, consumidores e profissionais da área contábil e do direito possam ter maior segurança jurídica na interpretação da legislação tributária.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support