Notícias

Aluna do Curso de Medicina tem artigo aceito para publicação na Revista Brasileira de Educação Médica

Publicado em 11 de dezembro de 2018

O artigo intitulado:NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E A FORMAÇÃO MÉDICA: EXPECTATIVAS DOS DISCENTES DO PRIMEIRO ANO DO CURSO DE MEDICINA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR”  foi desenvolvido no âmbito do PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, pela aluna Maria Alexandra de Carvalho Meireles, atualmente matriculada no sétimo período do curso de Medicina.

No início, a sua orientadora era a Profa. Dra. Cássia do Carmo Pires Fernandes e mais tarde, sob orientação da Profa. Dra. Lorena Souza e Silva. O artigo acaba de ser aceito para a publicação na Revista Brasileira de Educação Médica classificada com Qualis A1 na área de Ensino pela Capes.

Confira na íntegra, o resumo do artigo:

As perspectivas dos discentes, seus desapontamentos ou realizações interferem de maneira significativa no processo de aprendizagem e na maneira como eles veem a profissão. Este estudo propôs avaliar a relação entre as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina (DCNs), implementadas em 2014, e as expectativas em relação à formação acadêmica de discentes do primeiro ano do curso de Medicina de uma Instituição particular de Educação Superior, situada no estado de Minas Gerais, Brasil.

O estudo foi realizado utilizando-se o método quanti-qualitativo a partir da aplicação de questionários que abordavam aspectos como o perfil do discente, as motivações iniciais e expectativas sobre sua formação acadêmica, os planos e projetos futuros em relação à profissão e o conhecimento sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina.  Os resultados quanto ao perfil desses estudantes nos indicaram um predomínio de discentes do sexo feminino, procedentes do interior do estado de Minas Gerais, na faixa etária de 18 a 20 anos, que ingressaram na instituição através do vestibular, tendo prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) anteriormente.

As principais motivações para a escolha da medicina como curso de graduação incluíram as aptidões pessoais e vocacionais e a possibilidade de realização pessoal e as expectativas quanto à formação acadêmica incluíram a inserção em contextos hospitalares nos anos iniciais do curso e o desejo de atuar no processo saúde-doença em diferentes níveis de atenção promovendo a recuperação e reabilitação da saúde. Os projetos pós-formatura desses discentes incluem fazer residência médica, buscar competência profissional, conciliar trabalho e qualidade de vida e tornarem-se médicos especialistas/subespecialistas e, numa visão global, os alunos declararam-se satisfeitos com a graduação apontando apenas algumas falhas no processo ensino aprendizagem.

A maioria dos discentes do primeiro período (56%) demonstrou desconhecimento em relação às DCNs de 2001 e 2014 e a maioria dos discentes do segundo período (54,8%) relatou o conhecimento apenas das diretrizes de 2014, sendo a faculdade apontada como a principal fonte de informação sobre as novas DCNs. As expectativas dos discentes corroboram, em sua maioria, os princípios, fundamentos e finalidades da formação em Medicina previstos nas novas DCNs do curso, no que tange às principais competências e habilidades gerais da formação médica como a Atenção Integral à Saúde, Educação em Saúde e Gestão em Saúde, bem como sobre as novas dimensões abordadas nestas diretrizes.

No entanto, alguns pontos de desencontro foram observados, como por exemplo, a baixa intenção em tornarem-se profissionais generalistas e terem sua formação voltada para a atenção primária, o que é preconizado nas diretrizes, a intenção em cuidar da própria saúde mental (ponto não abordado nas novas diretrizes), bem como uma certa resistência a respeito da inclusão de novas disciplinas e de novas metodologias ativas de aprendizado em detrimento de uma  valorização dos métodos tradicionais de ensino.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support