Notícias

DINÂMICA E PREFEITURA PROMOVEM TREINAMENTO EM OXIGENATORAPIA

Publicado em 30 de março de 2021

Na manhã desta terça-feira (30) as professoras Júnea Fonte, Emília Pio e Francely Castro deram início as ações de capacitação de profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Ponte Nova com o treinamento prático de montagem do sistemas de oxigenoterapia,   dispositivos de oferta e titulação do oxigênio através da oximetria.

A oxigenoterapia consiste na administração de oxigênio em uma quantidade maior da que existe no ar ambiente que respiramos e tem como objetivo garantir a oxigenação dos tecidos do corpo. Esta terapia de suplementação é indicada quando se identifica baixo nível de oxigênio no sangue. Na COVID-19 a queda da oxigenação, que é umas das características da doença, é identificada por meio de um oxímetro e demanda a utilização de oxigênio suplementar.

Além da capacitação, o curso de Fisioterapia da Faculdade Dinâmica ficará responsável pela elaboração do protocolo de oxigenoterapia e desenvolvimento de uma cartilha para a rede de atenção primária do município.

Nessa etapa foram capacitados 15 enfermeiros e 4 fisioterapeutas do NASF. Também participaram do treinamento os acadêmicos Laís de Brito, Luana Aparecida, João Marcos Carvalho, Guilherme Silva e Luana Almeida.

A Faculdade Dinâmica está presente em diversas frentes de enfrentamento da COVID 19 no município de Ponte Nova. Profissionais de saúde (médicos, enfermeiros,  farmacêuticos, fisioterapeutas e outros) e acadêmicos da Faculdade Dinâmica atuam na linha de frente no atendimento a pacientes em unidades de saúde e hospitais do município.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support