Notícias

Dinâmica publica novo relatório sobre expectativas de empresários e consumidores

Atualziado em 19 de abril de 2022

Cerca de 3/4 dos empresários de Ponte Nova estão realizando ou ainda vão realizar investimentos nos seus negócios. O otimismo da classe também está presente na expectativa para as vendas nos próximos meses: 56% deles acreditam que venderão mais do que no mês de março. Essas são algumas das conclusões que foram reveladas no mais novo relatório de índices econômicos e sociais divulgados nesta terça-feira (19) pela Faculdade Dinâmica.

A pesquisa, realizada pelos estudantes do curso de Ciências Contábeis, em parceria com a Sala Mineira do Empreendedor e com bolsistas da Dinâmica e de outras instituições, calculou o Índice de Confiança Empresarial (ICE), o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), o Índice de Medo do Desemprego (IMD) e o Índice de Satisfação com a Vida (ISV) referentes ao mês de março de 2022.

Para a apuração dos indicadores, os pesquisadores aplicaram 279 questionários entre os dias 10 e 20 de março. Foram ouvidos consumidores e empresários de Ponte Nova. Os detalhes sobre a metodologia e os resultados estão disponíveis na íntegra do estudo, que pode ser acessado no site da Faculdade Dinâmica. No site também é possível acessar o histórico das outras edições.

O estudo

Esta é a terceira edição do estudo, que foi publicado pela primeira vez em fevereiro, com dados referentes a janeiro de 2022.

O curso de Ciências Contábeis já acompanha e publica, desde 2017, o Índice de Preços ao Consumidor de Ponte Nova (IPC-Ponte Nova). A partir do mês de fevereiro de 2022, passou a publicar ainda os quatro índices, que também servem para saber o que pensam os empresários e consumidores em relação às expectativas da economia local.

Além da informação de interesse público, o estudo é mais uma forma dos estudantes do curso colocarem em prática os assuntos aprendidos em sala de aula. Eles exercitam o planejamento e a execução de pesquisas de campo, metodologia, aplicação e processamento dos dados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support