Notícias

Estudantes de Fisioterapia ofertam atendimento gratuito e de qualidade a pacientes em Rio Casca

Atualziado em 15 de março de 2022

Uma parceria em que todos ganham: população, faculdade, estudantes, pacientes e poder público. Mais um exemplo do potencial da Faculdade Dinâmica em formar pessoas e transformar a sociedade por meio da educação. Na semana passada, acadêmicos do Curso de Fisioterapia iniciaram o estágio supervisionado na Prefeitura de Rio Casca (MG).

Até julho, os seis estudantes, que são do 7º e 9º períodos, vão ofertar duas vezes na semana atendimentos gratuitos à população na Policlínica Municipal de Rio Casca. Mais que capacitação para os alunos e o cumprimento das exigências curriculares, o trabalho dos acadêmicos tem impacto direto na qualidade do serviço público de saúde, como destaca o professor e supervisor do estágio, Samuel Ribeiro.

“Com o estágio supervisionado da Dinâmica, os gestores dos municípios com convênio conseguem ampliar a oferta de atendimento à população, diminuindo filas de espera e acelerando o processo de atendimento. Os estagiários se tornam mais uma opção para os pacientes, que terão a oportunidade de serem atendidos de forma humanizada e individualizada. Além disso, o estágio é de extrema importância para o acadêmico, pois é nesse cenário que o discente aprende a avaliar e tratar os pacientes de forma prática, além de estarem inseridos na saúde pública”, ressalta.

Nas imagens, os registros dos estagiários, na última sexta-feira (11), acompanhados do professor Samuel, da secretária municipal de Saúde de Rio Casca, Maria do Carmo Mucida, da coordenadora de Atenção Básica em Saúde, Ana, e demais membros da Secretaria de Saúde.

O estágio supervisionado

No estágio supervisionado, os estudantes são orientados pelo supervisor e devem avaliar, realizar diagnóstico cinesiológico funcional, traçar objetivos e condutas fisioterapêuticas. Tudo deve ser planejado com a finalidade de realizar o tratamento específico e assertivo para as queixas dos pacientes.

O atendimento está sendo ofertado a nível da atenção secundária em saúde, ou seja, é destinado a pacientes de média complexidade (lombalgias, tendinites, fraturas).

Para a conclusão do bacharelado em Fisioterapia, todos os alunos precisam passar, em algum momento do curso, pelo Estágio Obrigatório, que acontece a partir do 7º período. A carga horária do estágio é de pelo menos 20% da carga horária total do curso, conforme preconizado pelas diretrizes curriculares nacionais. Na graduação em Fisioterapia da Faculdade Dinâmica, os alunos cumprem aproximadamente 900 horas de estágio.

MAIS FOTOS
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support