Notícias

FACULDADE DINÂMICA AUXILIARÁ PREFEITURA NOS PROTOCOLOS PARA UTILIZAÇÃO DA OXIGENOTERAPIA EM UBS

Atualziado em 25 de março de 2021

A Faculdade Dinâmica apoiará a Prefeitura de Ponte Nova em mais uma iniciativa de assistência à saúde da população. Para ampliar as ações de enfrentamento à COVID, a Prefeitura de Ponte Nova irá introduzir a oxigenoterapia nas unidades básicas de saúde do município.

A oxigenoterapia consiste na administração de oxigênio em uma quantidade maior da que existe no ar ambiente que respiramos e tem como objetivo garantir a oxigenação dos tecidos do corpo. Esta terapia de suplementação é indicada quando se identifica baixo nível de oxigênio no sangue. Na COVID-19 a queda da oxigenação, que é umas das características da doença, é identificada por meio de um oxímetro e demanda a utilização de oxigenoterapia.

Para alinhar o trabalho, na manhã de terça-feira (23), as professoras Júnea Fontes e Emília Pio reuniram-se com a Coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Lidiane Bento e os Fisioterapeutas do Núcleo de Atenção à Saúde da Família/NASF, Lia Brangioni, Amariles Barbosa e Danilo Ferreira.

No encontro ficou estabelecido que o Curso de Fisioterapia da Faculdade Dinâmica ficará responsável pela elaboração do protocolo de oxigenoterapia e também da realização de treinamentos e desenvolvimento de uma cartilha para a rede de atenção primária do município. Com isso poderemos juntos otimizar a assistência prestada ao paciente que necessita de suplementação de oxigênio até ser encaminhado para unidade hospitalar.

A Faculdade Dinâmica está presente em diversas frentes de enfrentamento da COVID 19. Profissionais de saúde (médicos, enfermeiros,  farmacêuticos, fisioterapeutas e outros) e acadêmicos da Faculdade Dinâmica atuam na linha de frente no atendimento a pacientes em unidades de saúde e hospitais do município.

É a Faculdade Dinâmica aplicando a ciência em benefício da população de Ponte Nova!

Fotos: Diego Sousa Rodrigues – Prefeitura de Ponte Nova

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support