Notícias

Fisioterapia promove exposição de trabalhos de estagiários

Publicado em 24 de agosto de 2018

O projeto MovimentARTE surgiu da experiência vivenciada no estágio supervisionado I e do trabalho desenvolvido na disciplina de Órteses, Próteses e Tecnologias Assistivas do curso de Fisioterapia. Foi desenvolvido e organizado pela Coordenadora de Estágio, Profa. Júnea Fontes e pelos discentes – Luiza Bárbara Salgado de Souza, Fernanda Aparecido Faustino e Beatriz Passos Barros – com apoio da profa. Emília Pio e da Coordenadora do Curso de Fisioterapia, Profa. Jocimar Martins.

O estágio supervisionado I foi realizado no 1º semestre de 2018, nos postos de saúde da atenção primária no Município de Ponte Nova, onde os discentes do 7º período do curso de fisioterapia desenvolveram várias atividades como (i) o acompanhamento dos processos operacionais de assistência ao usuário da Atenção Primária, e da estrutura da Rede de Atenção Primária; (ii) triagem dos pacientes encaminhados para Fisioterapia; (iii) visitas e acompanhamentos fisioterápicos domiciliares;(iv) elaboração, implementação e desenvolvimento de projetos para atenção primária na gestação, dor crônica, práticas corporais, incontinência urinária, higiene das vias aéreas, hipertensão arterial incluindo palestras e atividades em grupo,(v) além da educação continuada dos membros da equipe da rede básica de saúde, através de palestras e treinamentos práticos.

O contato dos discentes com os problemas locais de saúde, como (i) uma população em vulnerabilidade social – principalmente devido a fatores socioeconômicos – (ii) e a escassez de recursos disponíveis para assistência fisioterápica, despertou e estimulou a criação e/ou adaptação de dispositivos fisioterápicos de baixo custo.

Aliada a estes dispositivos, foram desenvolvidos e ofertados à população atendida, tecnologias assistivas adaptadas e desenvolvidas durante o semestre na disciplina de Ortese, Prótese e Tecnologia Assistiva – sob responsabilidade da professora Emília Pio – que contribuem para proporcionar autonomia, ou ampliar habilidades funcionais das pessoas com deficiência, promovendo independência e inclusão social, em todo os ciclos de vida – velhice, fase adulta, adolescência e infância – sem distinção de gênero.

A exposição do projeto MovimentARTE teve como objetivo, compartilhar e divulgar todas as atividades desenvolvidas no estágio supervisionado, demonstrando e reforçando o grande potencial da Fisioterapia para a melhora da qualidade de vida das pessoas, através da funcionalidade e inclusão social.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support