Notícias

Palestra sobre uso racional de medicamentos é proferida para grupo da melhor idade

Atualziado em 6 de novembro de 2019

A importância do uso racional de medicamentos para melhoria da qualidade de vida em idosos foi tema de palestra do curso de Farmácia da Faculdade Dinâmica para o grupo da melhor idade do Centro de Pastoral da Paróquia Santíssima Trindade. A ação acontece dentro do projeto Dinâmica para a Maturidade.
Os medicamentos não são produtos de venda comum, e, portanto, não devem ser comercializados como simples mercadorias. Para garantir que seu uso seja realizado de maneira correta, existem restrições e orientações que evitam reações prejudiciais ao usuário.
A Organização Mundial de Saúde considera que há uso racional de medicamentos “quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade”.
Foram abordados os riscos da automedicação, armazenamento correto de medicamentos, principais diferenças entre medicamentos de referência, genérico e similar, possibilidade de intercambialidade, forma de utilização das diferentes formas farmacêuticas, contribuição do farmacêutico para melhoria da qualidade de vida de todos.
A automedicação sem orientação de um profissional da saúde representa um risco a saúde da população. O Farmacêutico é de extrema importância para a atenção primária a saúde, pois sua orientação quanto ao uso correto da medicação previne malefícios oriundos do consumo abusivo de medicamentos.

MAIS FOTOS
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support