PLES – FADIP – Faculdade Dinâmica

PLES

A Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP) torna público o Programa Letivo Especial (PLES) com o objetivo de dar continuidade às atividades acadêmicas a partir de 23/03/2020, como medida de adequação às determinações referentes à emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus (COVID-19).

O PLES consiste em um conjunto de ações voltado a manter as atividades acadêmicas, respeitando os pilares institucionais da Faculdade Dinâmica, quanto à situação de emergência em que estamos vivendo, a manutenção da qualidade do ensino, o respeito ao público docente, discente e técnico-administrativo e o cumprimento das normas legais vigentes, em especial a Portaria MEC nº 2117 de 6 de dezembro de 2019 e a Portaria MEC nº 343 de 17 de março de 2020 (alterada pela Portaria MEC nº 345 de 19 de março de 2020).

Durante a execução do PLES estão suspensas todas as atividades acadêmicas presenciais na Faculdade Dinâmica, que serão substituídas pelo Ensino Remoto, conforme autorização do Comitê de Emergência do Ministério da Educação, por meio da Portaria MEC nº 343/2020 (alterada pela Portaria MEC nº 345/2020).

Fica vedada a aplicação PLES às práticas profissionais de estágios e de laboratório, conforme previsão do artigo 1º, § 3º da Portaria nº 343/2020 (alterada pela Portaria MEC nº 345/2020).

Especificamente para o Curso de Medicina, fica autorizada a aplicação do PLES apenas às disciplinas teóricas-cognitivas do primeiro ao quarto ano do curso, conforme previsão do artigo 1º, § 4º da Portaria nº 343/2020 (alterada pela Portaria MEC nº 345/2020).

O PLES funcionará em 2 (duas) fases, sendo a primeira compreendida entre os dias 23/03/2020 e 03/04/2020 e a segunda, a partir de 06/04/2020 até a retomada das atividades presenciais. Dadas as especificidades do Curso de Medicina, esses prazos poderão ser alterados a critério da Coordenação do Curso, ouvidos o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Colegiado do Curso.

Acesse o Programa Letivo Especial na íntegra.

 

A Faculdade Dinâmica adotará a Plataforma da Microsoft Educacional como suporte didático-pedagógico, aos professores, na realização das suas aulas remotas. Serão criadas as Salas de Aula Virtuais de cada turma e nelas os professores disponibilizarão as aulas e conteúdos para seus alunos. Professores e Alunos receberão uma conta de acesso institucional, onde os professores poderão criar, gerir e ministrar suas aulas e os alunos terão acesso a elas, por esse canal, de forma remota, inclusive com possibilidade de aulas ao vivo. A plataforma da Microsoft Educacional disponibiliza diversas ferramentas dentro de um mesmo ambiente virtual, cabendo a cada professor avaliar o que melhor lhe atende.

Ferramentas disponíveis para execução do PLES.

Para a Primeira Fase do PLES (23/03/2020 a 03/04/2020 – encerramento da 1ª Etapa de Avaliação), dada a inovação do modelo educacional ofertado, cada professor poderá adotar, para além das ferramentas tecnológicas indicadas pela Instituição, aquelas com as quais tiver maior familiaridade.

Veja abaixo algumas sugestões para esta etapa:

METODOLOGIA

✅ Envio de textos para leitura e discussão à distância – ferramenta e-mail;
✅ Envio de arquivos de multimídia: vídeos, PowerPoint, áudio ou outros;
✅ Discussão via rede social.

FERRAMENTAS

✅ Fórum da biblioteca;
✅ Arquivos digitais Word, PPT, PDF, Excel e outros;
✅ Vídeos;
✅ WhatsApp;
✅ E-mail.

 

A execução do PLES acontecerá em etapas: 

Primeira Etapa do PLES – 23/03/2020 a 03/04/2020

Na primeira fase de execução do PLES, que compreende o período entre 23/03/2020 a 03/04/2020 (encerramento da 1ª Etapa de Avaliação), o professor deverá adaptar o seu plano de ensino, prevendo a utilização de metodologias e recursos que favoreçam a implementação do ensino remoto.  Para tanto, a Faculdade Dinâmica, através da equipe de Tecnologia da Informação, Comunicação e Pedagógica, coordenada pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico e de Formação de Professores, recomendará diversos meios e recursos tecnológicos disponíveis para o funcionamento do ensino remoto. Em caso de dúvidas, a equipe pedagógica estará à disposição dos professores para orientação sobre o uso dos meios e tecnologias de informação e comunicação disponíveis. Contudo, nessa primeira fase, dada a inovação do modelo educacional ofertado, cada professor poderá adotar, para além das ferramentas tecnológicas indicadas pela Instituição, aquelas com as quais tiver maior familiaridade. No que tange à avaliação, o professor deverá concluir a distribuição de pontos previstos para a 1ª etapa, ou seja, os 30 pontos, a seu critério, respeitadas as avaliações presenciais já aplicadas, cumprindo assim, o cronograma previsto no Calendário Acadêmico para fechamento da etapa.

Segunda Etapa do PLES – a partir de 06/04/2020

A segunda fase do PLES iniciará a partir do dia 06/04/2020 (início da 2ª Etapa de Avaliação) – se mantidas as condições atuais –, e se estenderá enquanto durar a situação de emergência e/ou as normativas vigentes que autorizaram o referido modelo educacional. Serão respeitados nesse período, os prazos, condições e etapas de avaliação previstos no Calendário Acadêmico regular da Faculdade Dinâmica, ficando resguardadas para o retorno das atividades acadêmicas regulares (presenciais), apenas as avaliações referentes à 3ª Etapa, notadamente, a Prova Multidisciplinar, bem como as atividades práticas profissionais de estágios e de laboratório. A Faculdade Dinâmica, por meio de sua equipe de Tecnologia da Informação e Comunicação disponibilizará uma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com os meios e recursos tecnológicos necessários para o funcionamento do ensino remoto. A equipe pedagógica da Faculdade Dinâmica, coordenada pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico e de Formação de Professores, estará à disposição para promover a capacitação dos professores sobre o uso dos meios e tecnologias de informação e comunicação disponibilizada pela Instituição para a execução do ensino remoto.

Em construção. 

Documentos

PROGRAMA LETIVO ESPECIAL - PLES

CRONOGRAMA - PLES

PLANO DE ATIVIDADES - PLES

COORDENAÇÃO

Leilson Soares Viana

Diretor Acadêmico e Coordenador Geral do PLES

Currículo Lattes

O Professor Leilson Soares Viana atua a mais de 10 (dez) anos na área acadêmica, lecionando disciplinas na área da Teoria do Direito, em especial Teoria da Constituição, Direito Constitucional e Ciência Política e está a 8 (oito) anos à frente da Coordenação do Curso de Direito da Faculdade Dinâmica.

O Professor Leilson é Mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal, onde defendeu a dissertação Interpretação Constitucional e Ativismo Judicial: os limites da interpretação Criativa dos Tribunais Constitucionais (2010). Possui especialização lato sensu em Planejamento Contábil e Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, sendo Bacharel em Direito pela mesma Universidade.

Atua ainda como Diretor Acadêmico da Faculdade Dinâmica, auxiliando no planejamento e execução do projeto pedagógico da Instituição, bem como na implementação das políticas institucionais da Faculdade.

Notícias relacionadas

VER MAIS NOTÍCIAS

AGENDA DO PROGRAMA LETIVO ESPECIAL

Não há depoimentos deste curso!

Fale com o(a) Coordenador(a) do PLES.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Ir para o topo