Nutrição

Portaria nº 1.031, de 29 de Setembro de 2017

O curso de Nutrição da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga foi autorizado pela Portaria MEC nº 1031, de 29 de setembro de 2017, publicada no DOU de 03 de outubro de 2017.

O curso de Nutrição da Faculdade Dinâmica tem por missão formar profissionais generalistas em nível superior, com sólida formação técnica, científica, humanística e ética, que atuarão na prevenção, promoção e recuperação de saúde e qualidade de vida das pessoas, por meio da aplicação dos conhecimentos da Ciência da Nutrição e Alimentação.

Formação profissional: Composição dos Alimentos, Técnica Dietética, Avaliação Nutricional, Nutrição e Dietética, Patologia da Nutrição, Dietoterapia, Nutrição Materno Infantil, Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição, Microbiologia e Higiene dos Alimentos, Qualidade dos Alimentos, Tecnologia dos Alimentos, Educação Nutricional, Políticas e Programas de Alimentação, Nutrição e Saúde Pública, Empreendedorismo e Marketing Nutricional, dentre outras.

Formação básica: Linguagens e Tecnologias da Comunicação, Psicologia, Biologia, Anatomia, Embriologia e Genética, Química Geral e Inorgânica, Socioantropologia, Metodologia da Pesquisa, Bioquímica, Fisiologia, Farmacologia, Microbiologia, Parasitologia, Imunologia, Patologia, Epidemiologia e Saúde Coletiva.

O aluno do curso de Nutrição da Faculdade Dinâmica receberá uma formação generalista, humanista e crítica para que possa atuar de acordo com a realidade regional, econômica, cultural e política, visando à segurança alimentar e à atenção dietética, considerando sempre os princípios éticos, sendo capaz de desenvolver atividades de assistência no campo da nutrição e alimentação humana individual e coletiva, contribuindo para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças.

O Profissional Nutricionista formado na Dinâmica sai apto a trabalhar em todas as áreas de atuação descritas abaixo:

  • Nutrição Clínica: Hospitais, clínicas e consultórios: Prescrever, avaliar e supervisionar dietas para pacientes. Planejar programas de reeducação alimentar específicos.
  • Nutrição em Saúde Pública: planejar programas e políticas públicas de saúde e outros serviços de saúde pública.
  • Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição: restaurantes industriais e comerciais, serviços de alimentação em companhias aéreas (catering), controle de qualidade de alimentos e assessoramento na área de projetos de cozinhas industriais.

Além destas áreas poderá atuar na docência, em consultorias, em marketing e em pesquisa em laboratórios, faculdades ou centros científicos.

O curso de Nutrição da Faculdade Dinâmica irá preparar o profissional para um amplo mercado de trabalho que inclui:

  • Hospitais e clínicas, consultórios, ambulatórios, postos de saúde, spas, creches e escolas;
  • Empresas de produtos nutricionais, restaurantes industriais e comerciais, serviços de alimentação em companhias aéreas (catering);
  • Assessoramento na área de projetos de cozinhas industriais;
  • Planejamento de programas e políticas públicas de saúde e outros serviços de saúde pública;
  • Academias, clubes e colônias de férias;
  • Assessoramento em jornais e revistas;
  • Empresas de produtos nutricionais, empresas de consultoria e marketing em Nutrição e institutos e/ou empresas de pesquisa;
  • Controle da qualidade higiênico-sanitária da cadeia de supermercados e indústrias alimentícias.