Notícias

Ciclo de Palestras do Projeto Dinâmica nas Escolas

Atualziado em 14 de junho de 2018

    Durante os meses de abril e maio, a Faculdade Dinâmica realizou em parceria com a Escola Municipal José Maria da Fonseca, o ciclo de palestras do Projeto Dinâmica nas Escolas – “Conversando sobre sexualidade”, sob responsabilidade dos Professores Vanessa Alves (Enfermeira Sexóloga e Coordenadora do Curso de Enfermagem) e Wagner Luiz Tavares Gomides (Pedagogo e Coordenador de Extensão e Cultura).

     O projeto conseguiu atender, ao longo desse ciclo de palestras, cerca de 650 alunos dos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II. Em forma de agradecimento, recebemos esse e-mail inspirador das Vice-diretoras Sandra e Andreiza:

          “Primeiramente gostaríamos de agradecer a disponibilidade, a atenção e dedicação dos profissionais Wagner e Vanessa que, com muita dedicação, nos atenderam prontamente em um projeto da escola que comungava com a proposta de palestras oferecidas pela Faculdade Dinâmica e concretizadas por eles, abordando a educação / orientação sexual.

          As palestras ultrapassaram as expectativas e objetivos da escola. A abordagem do tema foi realizada com um vocabulário adequado à faixa etária, o que facilitou a compreensão e interação entre a Vanessa e nossos alunos, estes mostraram-se envolvidos e cativados.

          Também a metodologia utilizada fez o momento tornar-se mais enriquecedor. Primeiro uma exposição sobre o assunto e depois a interação com a palestrante através de perguntas, onde os alunos puderam esclarecer suas dúvidas.

          Avaliamos como positiva essa parceria e impactante na vida dos estudantes. Foram vários os comentários surgidos entre eles e os professores que comprovam essa afirmação. Concluímos que os alunos saíram mais maturos e bem informados sobre educação/ orientação sexual, o que os levará a pensar e refletir, num momento oportuno, sobre seus atos e consequências quando vivenciarem tais experiências.

          Esperamos, para os próximos anos, onde atenderemos novo público, contar com tal parceria que realmente teve um valor ímpar na formação dos nossos alunos”.

O projeto avança com a certeza de estarmos no caminho certo, levando uma dose a mais de diálogo e informação às escolas da região, fazendo com que estes jovens sejam agentes multiplicadores de informações corretas sobre o tema, haja vista que ainda é um tabu no meio educacional falar sobre sexualidade. Nesse sentido, acreditamos ser mais tranquilo para estes adolescentes conversarem entre si sobre a temática discutida e, para tanto, precisam ter um conhecimento concreto e real da informação repassada. Dessa maneira, contribuímos para a formação de jovens conscientes e transformadores.

Nossos sinceros agradecimentos à toda comunidade da Escola Municipal José Maria da Fonseca.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support