Notícias

ENADE 2019, fique por dentro!

Updated 3 de setembro de 2019

Os alunos concluintes da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, no segundo semestre deste ano, devem se atentar para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os cursos participantes desta edição são: Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia.

Caso o aluno esteja em situação irregular perante o Enade não haverá possibilidade de colar grau, pois é como se estivesse devendo uma disciplina ao curso, o que impossibilita o acesso ao diploma. Fique atento, é de suma importância que o aluno faça a prova, uma vez que ela é obrigatória.

A necessidade da participação do aluno vai além da disponibilização do diploma. As notas e os demais quesitos de avaliação do Enade, assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), representam 75% das notas de avaliação dos cursos.

Tire suas dúvidas:

 O que é o Enade?

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é componente curricular obrigatório. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

Quais cursos serão avaliados pelo Enade 2019?

Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia.

Vale lembrar que apenas a inscrição não assegura o cumprimento da exigência do Inep. O aluno deve, de fato, realizar a prova e preencher o Questionário do Estudante.

Quando será a prova?

As provas serão aplicadas no dia 24 de novembro.

 O que acontece com o estudante que não fizer a prova?

O aluno que não cumprir com as exigências do Inep não colará grau e, consequentemente, não receberá seu diploma e histórico escolar.

 Qual o objetivo do Enade?

O objetivo é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Esses resultados, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), conforme legislação específica. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

Mais informações com sua coordenação de curso.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support