Notícias

Professor da Dinâmica é 1º do mundo em ranking sobre metodologias ativas de ensino

Atualziado em 5 de maio de 2022

Uma pesquisa, divulgada pela Revista Humanidades e Inovação, concluiu com base na abordagem com Enfoque Meta-Analítico (EMA), a partir da avaliação de resultados do banco de dados da Web of Science, que o professor e coordenador do curso de Medicina da Faculdade Dinâmica, Rodrigo Siqueira Batista, também docente da Universidade Federal de Viçosa, é referência mundial em metodologias ativas de ensino-aprendizagem. A pesquisa aponta que no Brasil o professor mantém a primeira posição, seguido pelas professoras Valéria Vernaschi Lima, de São Paulo, e Andréia Patrícia Gomes, da Universidade Federal de Viçosa, frequente colaboradora da nossa Instituição, sobretudo no Mestrado em Ensino das Ciências da Saúde e do Ambiente (PROCISA).

O tema analisado pela pesquisa diz respeito à forma como professores conduzem o ensino e a aprendizagem, mantendo os estudantes no centro desse processo, como atores principais na busca do conhecimento. Em uma metodologia que tem como foco o aprendizado para a construção de competências, e não apenas para o mero compartilhamento de informações, ganham destaque as ações que estimulam o aluno a ler, pesquisar, observar, comparar, imaginar, refletir, debater, criticar, analisar, tomar decisões e planejar, por exemplo.

O levantamento dos autores que mais publicam sobre o assunto em todo o mundo apontou o professor Rodrigo Siqueira Batista empatado em primeiro lugar com a professora Maria Elena Parra-Gonzales da Espanha. Ambos têm 12 artigos assinados no período considerado.

Rodrigo se mantém no topo do ranking quando analisados os autores que mais publicam sobre a temática no Brasil. Além disso, um dos artigos do docente da Dinâmica também está entre os mais citados em todo o planeta, quando se fala em metodologias ativas de ensino-aprendizagem. O resultado da pesquisa ainda contabiliza, no Brasil, três artigos assinados por Rodrigo entre os 10 mais citados sobre o tema no país.

Para a Faculdade, que carrega na sua identidade o dinamismo entre teoria, prática e formação, a constatação da pesquisa é a demonstração do que já ocorre na instituição. Na Dinâmica, formar pessoas e profissionais vai muito além do ato de compartilhar informações. Abrange um aprendizado mais amplo, voltado para os desafios do cotidiano, capaz de preparar os estudantes para as mais variadas situações que possam ser vivenciadas na sua futura vida profissional, contribuindo para a construção de profissionais críticos, competentes e éticos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support