Após uma série de encontros e atividades promovidas desde março, o projeto de extensão “(Re)Conhecendo o Quilombo de Fátima: memória, ancestralidade e educação” concluiu as ações no último mês.
Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e coordenado pela professora da Dinâmica Fabiana Vieira, o projeto teve o intuito de suprir demandas advindas da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima sobre a formação dos profissionais da instituição sobre Educação Escolar Quilombola.
Em quatro encontros promovidos ao longo dos últimos meses, os colaboradores da instituição tiveram acesso a conhecimentos valiosos, como a história e origem dos povos, suas contribuições para a identidade, além de abordagens sobre os espaços de vivência, o acesso desigual a direitos na sociedade e a força da cultura entre as gerações para o re(conhecimento) quilombola. Também houve formação sobre práticas antirracistas na Educação e reflexão crítica sobre o percurso dos participantes no projeto.
O evento contou com a participação de representantes da Semed, do Sankofa Dança Afro (parte do Grupo Afro Ganga Zumba), do professor da Dinâmica Luiz Cesar Delfino e da professora Leticia Costa de Oliveira (Secretaria de Estado da Educação). Também foram promovidas oficinas de arte, teatro, capoeira e afins com profissionais do tempo integral. Os participantes ainda prestigiaram apresentação de teatral e de capoeira da Associação Desportiva Cultural e Artística de Capoeira e Cidadania Integrada.
A Dinâmica parabeniza os envolvidos na realização do projeto e os participantes pela dedicação e empenho em trabalhar o tema de extrema relevância social e cultural.
