Estudantes do curso de Nutrição viveram uma experiência transformadora nas disciplinas “Inovações em Nutrição” e “Tópicos Especiais em Nutrição”, no último dia 25, em uma atividade especial pelo Dia da Consciência Negra.
A doutoranda e professora da Dinâmica Fabiana Vieira Costa conduziu uma reflexão potente sobre nutricídio, racismo alimentar e insegurança alimentar na população negra, revelando como a história do Brasil ainda impacta a alimentação nos dias de hoje.
Depois, o diálogo aberto trouxe trocas enriquecedoras, ampliando olhares sobre identidade, acesso à alimentação e justiça social.
No Laboratório de Nutrição e Dietética, a prática ganhou sabor e ancestralidade: feijoada, mandioca, farofa de banana-da-terra com dendê, couve, laranja e pé de moleque fizeram parte de uma vivência que celebrou a culinária afro-brasileira e suas histórias de resistência.
Ao final, os estudantes registraram reflexões sobre a simbologia dos pratos, reconhecendo a força cultural, histórica e nutricional dessa herança.
Foi uma noite de aprendizado profundo, valorização dos saberes ancestrais e reafirmação da importância de uma Nutrição antirracista.
Ver essa foto no Instagram
