Notícias

Como usar a gestão de pessoas para melhorar os resultados da sua empresa

Atualziado em 1 de outubro de 2018

Uma pesquisa recente realizada pela FNQ e pelo SEBRAE com 1.163 empresários de micro e pequenas empresas mostrou que a gestão de pessoas é, sim, uma preocupação dos dirigentes: 73% dos pesquisados disseram que premiam seus colaboradores pelas contribuições inovadoras; 72% afirmaram investir na capacitação.
As pessoas não são o ativo mais importante de uma organização. O principal ativo de uma empresa são as pessoas comprometidas, capacitadas e éticas. Foi a partir do século 21 que as organizações passaram a se preocupar com questões como capacitação, clima organizacional e valorização dos profissionais, com o objetivo de agregar, no ambiente de trabalho, pessoas comprometidas com os rumos da empresa, bem como satisfeitas e felizes com o seu trabalho.

Hoje, está comprovado que as organizações que possuem práticas voltadas ao desenvolvimento humano conseguem aumento da motivação da força de trabalho e, consequentemente, melhores resultados financeiros e operacionais. Para obter resultados nessa área, basta que a empresa adote alguns requisitos e passe a avaliar sua efetividade. Conheça aqui 10 dicas baseadas no Critério Pessoas do Modelo de Excelência da Gestão (MEG).

Aponte claramente as funções e responsabilidades dos colaboradores, pontuando a participação de cada um e promovendo a sinergia.
Estabeleça e implante um plano de cargos e salários e um programa de metas para o colaborador, com base no plano estratégico da empresa e nas competências de cada pessoa. Assim, será possível definir qual a participação de cada um nas estratégias gerais da empresa.
Destaque e incentive a autonomia dos seus colaboradores. Essa atitude aumenta a motivação, facilitando o cumprimento de metas e produzindo resultados positivos.

Promova feedbacks constantes, sistematize os processos de avaliação e implemente ações de melhoria.

Invista nas habilidades e nos conhecimentos dos colaboradores. Entender as suas competências facilita o desenvolvimento de suas atividades diárias e garante a eficiência em equipe.

Promova programas de capacitação com base em um plano de carreiras e nas metas estipuladas pela organização. Incentive a busca pelo aprimoramento e reciclagem do colaborador.

Considere as oportunidades para desenvolvimento de integrantes da equipe atual, promovendo a inserção de novas pessoas para o exercício das funções.

Procure identificar, por meio de pesquisa de clima organizacional, os fatores que afetam o bem-estar, a motivação e a satisfação dos colaboradores. O completo entendimento do seu quadro de colaboradores é fundamental para que sejam desenvolvidos programas com foco na qualidade de vida e na cidadania.

Comunique-se com clareza, para garantir que o grupo assimile os valores e princípios da organização. É importante ouvir o que cada um tem a dizer. Procure estabelecer uma relação de confiança entre a liderança e o grupo e implante canais de comunicação entre a empresa e os colaboradores, sempre com base em relações de confiança e ética.

Utilize práticas de remuneração, reconhecimento e incentivo para estimular a organização. Estes são importantes propulsores da motivação dos colaboradores. Os ajustes salariais, alinhados ao plano de carreira, servem como reconhecimento do talento dos funcionários, estimulando-os a apresentar contribuições significativas à empresa.

Fonte: Revista PEGN

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support