Notícias

Enfermagem tem artigo sobre primeiros socorros publicado em Revista da UFJF

Atualziado em 12 de março de 2024

Um trabalho desenvolvido pela recém-egressa do curso de Enfermagem da Dinâmica Willimara Reis de Paiva Severino com orientação da professora Vanessa Alves da Silva Rodrigues foi publicado na mais recente edição da Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O trabalho “Treinamento de primeiros socorros para leigos e profissionais de saúde: avaliação de aprendizagem” demonstrou que a capacitação sobre o assunto para leigos e até mesmo para profissionais da área é, sim, importante e necessária.

Segundo Willimara, a ideia de se pesquisar sobre o assunto surgiu porque ela já participava do Projeto de Extensão Primeiros Socorros, oferecido pelo Curso de Enfermagem. Assim, um questionário era aplicado antes e após as capacitações ofertadas pelo grupo. “Percebemos que os nossos participantes conseguiram obter o que a gente queria, que era a aprendizagem, e conseguimos observar também a importância da atualização de primeiros socorros para profissionais da saúde, por mais que eles já passaram por treinamento alguma vez na vida ou na disciplina na faculdade, se não é constantemente ali treinando e estudando, esquecem”, conta.

Willimara ainda destaca que a capacitação dos leigos possibilita a execução dos primeiros socorros até que se chegue o profissional da saúde para realizar o atendimento adequado.

A autora também ressalta que a publicação representa um importante marco. “Ter publicado foi muito bom para mim enquanto estudante, pelo Projeto de Extensão e pela valorização do Projeto, porque estamos ali por meios científicos também, realizando pesquisa e trazendo a comprovação da importância daquilo ali que a gente traz para a população, para o município que procura, para o profissional da saúde, para o público que está ali procurando”.

O artigo pode ser lido na Revista de Enfermagem da UFJF aqui.

A Dinâmica parabeniza a recém-egressa e a professora pelo desenvolvimento do trabalho de grande impacto e relevância, além da publicação no periódico, o que também representa o nível de qualidade e profissionalismo envolvido na pesquisa.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support