Notícias

ÍNDICE DE CONFIANÇA EMRPESARIAL (ICC) E ÍNDICE DE CONFIANÇA DO CONSUMIDOR (ICC) PARA PONTE NOVA.

Atualziado em 22 de dezembro de 2021

Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Dinâmica avança nas pesquisas de mercado e gera dois novos indicadores para medir as expectativas de lojistas e dos consumidores de Ponte Nova

Através da solicitação dos parceiros, ACIP/CDL E TV EDUCAR, o Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Dinâmica, em parceria com a Sala Mineira do Empreendedor de Ponte Nova, aplicou neste mês de dezembro dois novos questionários, um do Índice de Confiança Empresarial (ICE) e outro do Índice de Confiança do Consumidor (ICC) a fim de monitorar as expectativas dos comerciantes e dos consumidores do município de Ponte Nova.

O ÍNDICE DE CONFIANÇA EMPRESARIAL (ICE) monitora a dinâmica das expectativas (humor) dos empresários locais a respeito da economia do município. Segundo a teoria econômica, o nível das expectativas dos empresários é o principal ingrediente para a realização de investimentos, o que por sua vez, leva ao crescimento e ao desenvolvimento econômico. Já o ÍNDICE DE CONFIANÇA DO CONSUMIDOR (ICC) acompanha a dinâmica das expectativas das famílias em relação às condições econômicas e financeiras para o futuro próximo.

A pesquisa contou com uma amostra de 408 entrevistados, sendo 185 do questionário ICE e 223 do questionário ICC. Os resultados estão no relatório que pode ser encontrado no site da Faculdade Dinâmica ou nos endereços eletrônicos dos parceiros ACIP/CDL E TV EDUCAR.
Ao entregar o relatório do ICE e do ICC ao presidente da ACIP/CDL, Coxise Saltarelli, o Diretor Acadêmico da Faculdade Dinâmica, professor Leilson Soares Viana, falou do papel da Instituição de servir a sociedade construindo conhecimento fora dos seus muros, permitindo que a academia e a sociedade passem a trabalhar juntos.Por sua vez, o Presidente da ACIP/CDL, exaltou a importância destes indicadores na tomada de decisão e estratégias em vários segmentos em Ponte Nova.

O Coordenador da pesquisa e professor do curso de Ciências Contábeis, Marcelo Mello, informou que, além do IPC da cesta básica já consolidado desde 2017, esses novos indicadores serão também mensurados mensalmente, para que seja possível entender a situação dos negócios, a expectativa empresarial e a do consumidor, a situação da inadimplência e dos investimentos e do nível do emprego.

Nesta mesma data, e após apresentarem os resultados das pesquisas do mês de dezembro, os alunos dos Cursos de Ciências Contábeis (João Vitor Alves, Hugo Henrique, Gabriel Brangioni e Gustavo Castro) de Administração (Júlia Abduani), de Nutrição (Danielle Duelli e Luíza Portela) e de Psicologia (Laís Miranda) receberam a certificação pelos trabalhos desenvolvidos nas pesquisas do IPC/PN, ICE E ICC das mãos do Coordenação de Extensão Wagner Gomides, do professor Marcelo Mello, do diretor acadêmico Leilson Viana e de Coxise Saltarelli.

RELATÓRIO ICC E ICE – DEZEMBRO 2021

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support