Notícias

Mestranda da Dinâmica tem artigo sobre logística reversa publicado em periódico

Publicado em 21 de fevereiro de 2024

A mais recente edição do IOSR Journal of Business and Management publicou o artigo “Lei N° 12.305/2010: logística reversa e os benefícios para as organizações”, que tem a mestranda da Dinâmica Maria Amélia Suriani Lima como autora.

Segundo Amélia, o artigo foi desenvolvido após cursar a disciplina Políticas Públicas do Ambiente, ministrada pela professora Dra. Maria Isabel Cristina Batista Mayrink, no segundo semestre de 2022.

A mestranda explica que a norma tem relevante contribuição para a gestão ambiental e a sustentabilidade. “A legislação estabelece diretrizes e instrumentos para o manejo adequado dos resíduos sólidos, visando à proteção da saúde pública, à preservação do meio ambiente e à promoção da sustentabilidade. […] Também introduziu o conceito de logística reversa como uma ferramenta fundamental para o cumprimento de seus objetivos”.

De acordo com o artigo publicado, a logística reversa consiste no retorno dos produtos e embalagens ao ciclo produtivo ou a destinações ambientalmente adequadas, promovendo a redução do impacto ambiental e o reaproveitamento de materiais.

Da teoria à prática, Amélia destaca que apresentou a temática, em 2023, à Câmara Municipal de Santa Cruz do Escalvado. Por meio de uma proposta de sua autoria, a reciclagem de óleo residual foi regulamentada em lei, e o projeto Bolha de Sabão, que utiliza o material para produção de sabão, foi criado.

“Em janeiro de 2024, iniciou-se o processo de cadastramento das mulheres/artesãs, domiciliadas na cidade de Santa Cruz do Escalvado, as quais têm interesse em aprimorar a prática, comercializar o sabão, gerar renda e preservar o meio ambiente”, conta Amélia.

A Dinâmica parabeniza a mestranda pelo destaque na publicação do artigo e pela iniciativa do projeto que vem desenvolvendo. Inspirar pessoas a transformar o mundo para melhor faz parte da nossa missão!

Para ler o artigo, clique aqui.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support