Consumidores de Ponte Nova projetam alta da inflação nos próximos meses – FADIP – Faculdade Dinâmica

Consumidores de Ponte Nova projetam alta da inflação nos próximos meses

06 de julho de 2022 Destaque Institucional Projetos Ciências Contábeis Graduação
Pesquisa realizada pelos alunos do curso de Ciências Contábeis constatou que a maioria dos consumidores locais acreditam que a inflação vai aumentar nos próximos três meses

A inflação, em Ponte Nova, deve aumentar nos próximos três meses, segundo avaliação de 61% dos consumidores locais entrevistados para o Índice de Confiança do Consumidor (ICC Ponte Nova), em junho. Outros 24% acreditam que aumentará muito. Os resultados da pesquisa foram divulgados nesta quarta-feira (6) pela Faculdade Dinâmica.

Para o cálculo do mais recente índice, que apresenta o cenário do mês de junho, foram entrevistados 38 consumidores locais entre os dias 10 e 20 do último mês. Eles responderam a um questionário com seis perguntas.

Além da inflação, 61% acreditam que a taxa de desemprego, em Ponte Nova, não terá alteração nos próximos três meses; 79% também não têm expectativas de alterações na renda pessoal; e 53% permanecem com a mesma quantidade de dívidas do que tinham há três meses.

O ICC Ponte Nova compõe o relatório de quatro índices econômicos e termômetros sociais apurados pelo curso de Ciências Contábeis em parceria com a Sala Mineira do Empreendedor e com bolsistas da Dinâmica e de outras instituições.

Além do ICC do mês de junho, no site da Dinâmica é possível acessar os outros índices que compõe o relatório: Índice de Confiança Empresarial (ICE), Índice de Medo do Desemprego (IMD) e Índice de Satisfação com a Vida (ISV).

O estudo

Esta é a sexta edição do estudo, que foi publicado pela primeira vez em fevereiro, com dados referentes a janeiro de 2022.

O curso de Ciências Contábeis já acompanha e publica, desde 2017, o Índice de Preços ao Consumidor de Ponte Nova (IPC-Ponte Nova). A partir do mês de fevereiro de 2022, passou a publicar ainda os quatro índices, que também servem para saber o que pensam os empresários e consumidores em relação às expectativas da economia local.

Além da informação de interesse público, o estudo é mais uma forma dos estudantes do curso colocarem em prática os assuntos aprendidos em sala de aula. Eles exercitam o planejamento e a execução de pesquisas de campo, metodologia, aplicação e processamento dos dados.

Arquivos

NOVO | Relatório Mensal Índices - Junho 2022

Relatório Mensal Índices - Maio 2022

Relatório Mensal Índices - Abril 2022

Relatório Mensal Índices - Março 2022

Relatório Mensal Índices - Fevereiro 2022

Relatório Mensal Índices - Janeiro 2022

MAIS FOTOS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support