Notícias

Roupas, joias e cosméticos são favoritos nas opções de presentes para o Dia dos Namorados em PN

Publicado em 10 de junho de 2022

A Faculdade Dinâmica publica, nesta sexta-feira (10), a quinta edição do relatório de índices econômicos e termômetros sociais referente ao mês de maio de 2022. Neste novo estudo, além dos tradicionais indicadores, há também pesquisas extras sobre o Dia das Mães e o Dia dos Namorados.

O relatório contém as informações sobre a metodologia da pesquisa e os resultados obtidos, que formam os índices de Confiança do Consumidor (ICC), de Confiança Empresarial (ICE), de Medo do Desemprego (IMD) e de Satisfação com a Vida (ISV).

Os dados evidenciam que quase metade dos entrevistados não devem comprar nada. Mas quem vai presentear tende a investir em roupas, joias e cosméticos.

Destaque também para a expectativa dos empresários, que avaliam que irão aumentar as vendas nos próximos três meses. Quase metade deles considera que a inadimplência no município estabilizou e 83% dos entrevistados estão promovendo investimentos nas empresas atualmente.

Já o consumidor, no mês de maio, apresentou um perfil mais preocupado. 76% não têm expectativas de mudar a situação da renda nos próximos três meses. Além disso, 62% acreditam que a inflação vai aumentar no município.

Para a apuração dos indicadores, os pesquisadores aplicaram questionários entre os dias 10 e 20 de maio. Foram ouvidos consumidores e empresários de Ponte Nova. Os detalhes sobre a metodologia e os resultados estão disponíveis na íntegra do estudo, que pode ser acessado no site da Faculdade Dinâmica. No site também é possível acessar o histórico das outras edições.

O estudo

Esta é a quinta edição do estudo, que foi publicado pela primeira vez em fevereiro, com dados referentes a janeiro de 2022.

O curso de Ciências Contábeis já acompanha e publica, desde 2017, o Índice de Preços ao Consumidor de Ponte Nova (IPC-Ponte Nova). A partir do mês de fevereiro de 2022, passou a publicar ainda os quatro índices, que também servem para saber o que pensam os empresários e consumidores em relação às expectativas da economia local.

Além da informação de interesse público, o estudo é mais uma forma dos estudantes do curso colocarem em prática os assuntos aprendidos em sala de aula. Eles exercitam o planejamento e a execução de pesquisas de campo, metodologia, aplicação e processamento dos dados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support