Notícias

Mais um trabalho da Dinâmica recebe Menção Honrosa em congresso nacional

Atualziado em 4 de março de 2024

A estudante do 9º período do Curso de Psicologia da Dinâmica Renata Leandra de Oliveira Carvas e o professor Wendel Expedito Batista Martins conseguiram nota máxima em um trabalho apresentado no I Congresso Nacional sobre a Morte e o Morrer, realizado em Recife, em dezembro de 2023. O resultado deu aos autores o reconhecimento de Menção Honrosa e se soma à honraria recebida por duas alunas do Curso de Enfermagem no mesmo evento.

O trabalho intitulado Perspectivas do Suporte Psicológico aos Familiares e/ou Cuidadores de Pacientes em Estado Terminal: Políticas Públicas e Garantia Legal teve o objetivo de identificar as políticas públicas ofertadas no processo de vivência do luto de pessoas próximas aos pacientes em cuidados paliativos.

Segundo Renata, o estudo fez um levantamento das normas jurídicas federais e estaduais, além da bibliografia e de trabalhos acadêmicos sobre a temática. “O resultado encontrado diante das pesquisas corrobora para o entendimento de que a morte de um ente querido traz reflexos e consequências em diversas esferas da vida daquele familiar podendo causar prejuízo significativo à sua saúde mental. O investimento em políticas públicas de acolhimento e suporte psicológico aos familiares na fase do luto é fundamental para que assim, de alguma forma, esse familiar ressignifique sua vida”, explica.

Para a estudante, o reconhecimento é um demonstrativo de que está construindo uma trajetória acadêmica de excelência. “Fico feliz pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido e certa de que estou no caminho correto para alcançar meus objetivos. O tema é de bastante relevância e o objetivo a que destina é muito nobre, principalmente se levarmos em consideração que as pessoas só lutam por aquilo que elas sabem a que têm direito”, conclui.

A Dinâmica parabeniza a estudante Renata e o professor Wendel pelo resultado alcançado e reconhecimento obtido!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support